Conheça a campanha Salvando Vidas

Lançada no início de maio, a campanha de financiamento coletivo  Salvando Vidas, realizada pelo BNDES, em parceria com a CMB e outras entidades, tem como principal objetivo fornecer equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde que têm atuado na lida de frente do combate ao novo coronavírus.

O Salvando Vidas é uma ação que soma recursos não reembolsáveis do BNDES Fundo Social ao financiamento coletivo – doações diretas e campanha de arrecadação com pessoas físicas e jurídicas – por meio da plataforma de matchfunding no site www.benfeitoria.com/salvandovidas.

A cada R$ 1 doado pela sociedade civil ou por empresas, o BNDES aportará mais R$ 1 no projeto, até o limite de R$ 50 milhões. Assim, o Banco dobrará o apoio da população, chegando à R$ 100 milhões. Esse valor possibilitará suprir a demanda de mais de mil hospitais de todas as regiões do Brasil por 2 meses, tempo importante para aguardar o mercado se estabilizar diante dos desequilíbrios de oferta e demanda.

A CMB disponibiliza peças e materiais de divulgação para reforçar a campanha. Os hospitais podem solicitar esses conteúdos para compartilharem e endossarem essa corrente bem, para que a meta seja alcançada e mais entidades beneficiadas.

O Salvando Vidas envolve diversas parcerias:

BNDES - Maior patrocinador do projeto e atua na captação de recursos e no acompanhamento de todo o processo.

CMB - Faz o dimensionamento junto às instituições de saúde, dos bens e serviços mais críticos à prevenção e combate à Covid-19, bem como dos hospitais a serem beneficiados.

Benfeitoria - Plataforma de crowdfunding responsável por receber e centralizar as doações para a campanha, bem como pela criação dos materiais e ações de mobilização.

SITAWI - Com o apoio da Benfeitoria, faz a gestão dos recursos financeiros, a prestação de contas e aquisição dos itens e a coordenação da campanha.

Bionexo - Disponibiliza sua plataforma de tecnologia para avaliação e cotação de preços junto a mais de 10 mil fornecedores e atua no acompanhamento junto com a CMB das entregas individualizadas em cada instituição de saúde.

Critérios

A campanha abrange entidades beneficentes ou filantrópicas de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS), vigente em 27/04/2020, constante da lista apresentada pela CMB. Dentre os requisitos para concessão do CEBAS pelo Ministério da Saúde, a entidade deverá comprovar a oferta de pelo menos 60% de internações hospitalares e atendimentos ambulatoriais aos usuários do SUS.

São priorizadas para o recebimento das doações as entidades que atendem os seguintes critérios:

- Entidades inseridas em municípios com maior taxa relativa de mortes advindas de Covid-19 por 100 mil habitantes;

- Entidades inseridas em macrorregião de saúde das redes estaduais com maior taxa de ocupação de leitos SUS, no nível de precisão disponibilizado pelas Secretarias Estaduais de Saúde e consolidado no Portal SIVEG-GRIPE;

- Priorização de entidades com maior incidência nos dois critérios acima (multiplicação das duas taxas relativas).

Observação: considerando o caráter específico do atendimento realizado pelos hospitais especializados, de menor aderência ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, tais instituições serão beneficiadas somente após o atendimento integral dos hospitais gerais.

Prestação de contas

Até o momento, o projeto Salvando Vidas arrecadou R$ 70.670.312,00 (dados de agosto de 2020).

Confira a lista dos hospitais contemplados:

1ª doação: Confira aqui a lista.

2ª doação: Confira aqui a lista.

3ª doação: Confira aqui a lista.

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