Grupo de Trabalho reúne especialistas, hospitais filantrópicos e o ex-ministro Nelson Teich para fortalecer a gestão dos contratos com operadoras de saúde
A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) promoveu, na tarde desta terça-feira (26/06), mais uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Saúde Suplementar e Ciclo de Receita, com a participação de representantes de hospitais filantrópicos e especialistas convidados.
O encontro contou com a presença do ex-ministro da Saúde, Dr. Nelson Teich, além de uma equipe de consultores que apresentou a proposta de desenvolvimento de um diagnóstico detalhado sobre o ciclo de receita das instituições participantes.
O objetivo do GT é reunir dados, experiências e análises que contribuam com a melhoria da gestão das receitas nos contratos com operadoras de saúde, além de identificar desafios comuns e oportunidades de melhoria. A expectativa é que os primeiros resultados desse trabalho possam ser compartilhados em breve com todo o setor.
O ciclo de receita hospitalar é um processo complexo e estratégico que envolve desde o atendimento inicial até a efetivação do recebimento pelos serviços prestados. No contexto das instituições filantrópicas, que operam com recursos limitados e alta demanda assistencial, aprimorar cada etapa desse ciclo, como agendamentos, autorizações, faturamento e glosas é essencial para garantir maior eficiência, previsibilidade e controle financeiro. Ao promover essa discussão técnica, a CMB busca contribuir com soluções práticas que apoiem os gestores hospitalares em todo o país.
“Esse é um encontro importante para fortalecer os hospitais filantrópicos no relacionamento com os planos de saúde, garantindo sustentabilidade e qualidade na prestação dos serviços”, destacou Mário César, Diretor-Geral da CMB.
A ação faz parte de uma série de iniciativas conduzidas pela CMB para qualificar a gestão hospitalar tanto no âmbito público quanto privado, reafirmando o compromisso da entidade com o fortalecimento do setor filantrópico.