A CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos) tem acolhido cada vez mais as pautas envolvendo a saúde mental no Brasil. Na última terça-feira (15), o diretor-geral, Mário César Homsi Bernardes, se fez presente em uma reunião com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga. Na oportunidade foi apresentado um levantamento a respeito do difícil atual cenário da saúde mental no Brasil e uma proposta de reajustes aos valores de diárias de internação que atualmente são pagos.
O encontro reuniu grandes hospitais psiquiátricos do Brasil, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior, o coordenador geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Rafael Bernardon, além do deputado Marcos Pereira, que foi quem abriu as portas para essa pauta tão importante.
Após a apresentação de todo um trabalho de manifesto e movimento desses hospitais, o ministro da Saúde ficou com a responsabilidade de promover um estudo dos hospitais habilitados para realizar atendimentos de saúde mental e do quanto efetivamente estão produzindo, em função da possibilidade de adequação e movimentação de recursos para valorizar a efetiva prestação de serviços daqueles que cumprem as metas de atendimento aos pacientes. A CMB vem acolhendo as dores da saúde mental e lutando ao lado de tantas outras instituições, em prol deste tema que ainda é desafiador para o nosso País.