A Associação Médica do Paraná, localizada em Curitiba, sediou, na manhã desta quinta-feira (14), a abertura oficial do 12º Seminário Femipa, realizado de 13 a 15 de março pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), com o tema central “Saúde, o que esperar para os próximos anos? Polícias, Mercado e Assistência”. O presidente e diretor geral da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicos (CMB), Edson Rogatti e José Luis Spigolon, marcaram presença na cerimônia, que reuniu autoridades, provedores, diretores e administradores dos hospitais e entidades do estado. Na oportunidade, foi apresentada a nova diretoria da Femipa (2019-2022), eleita em Assembleia na última quarta (13).
Convidado pelo presidente reeleito da Federação, Flaviano Feu Venturim, o secretário e Estado da Saúde, Carlos Alberto Preto, reafirmou seu compromisso com a filantropia. Na ocasião, o secretário representou o governador do Paraná, Ratinho Junior, e apresentou o programa de governo para a Saúde, ressaltando o papel dos hospitais filantrópicos para o Estado. “Talvez não seja possível fazer tudo o que queremos, mas conseguiremos colocar os pagamentos em dia e alcançar um cenário mais positivo. Inovação também vem em tomar decisões que ninguém esperava. A secretaria está com as portas abertas para a Femipa e todos os prestadores filantrópicos. Nem sempre vamos resolver tudo, mas temos muito respeito por tudo o que vocês fazem e vamos tentar fazer o que for possível”, finalizou.
Em seguida, a palestra magna ficou por conta de Pedro Henrique de Mello, consultor da DOM Strategy Partners e coordenador do relatório organizado pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif), intitulado “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”.
O evento, que segue até essa sexta, 15, conta com o apoio institucional da CMB. Para o presidente Rogatti, o Seminário da Federação já está consolidado como o evento mais importante do setor filantrópico no Estado. “Participar do Seminário Femipa é ter a certeza de debates profundos e informações necessárias ao bom funcionamento de nossas instituições”.
Comunicação das entidades
O 12º Femipa realizou, no dia 13, o 6º Encontro de Assessores de Comunicação das santas casas do estado do Paraná. A assessoria de comunicação da CMB também participou do evento, que abordou temas de grande relevância na atuação das assessorias na construção e melhoria da imagem institucional dos hospitais sem fins lucrativos. Na ocasião, houve lançamento do Blog Saúde Debate – www.saudedebate.com.br -, criado a partir de uma parceria da assessoria de comunicação da Femipa com a assessoria de imprensa da Unimed PR. Um espaço de informação confiável da área, que poderá pautar os veículos para matérias que interessem ao setor. Temas como uso do Youtube na comunicação das entidades, comunicação corporativa e gestão estratégica também foram abordados, além da realização de uma oficina de Língua Portuguesa.
Direito da Saúde
O evento promoveu, também no dia 13, o 5º Fórum de Direito da Saúde da Femipa, voltado para advogados, gestores e administradores dos hospitais. O encontro apresentou as palestras “Ministério Público e Hospitais: união de esforços para a defesa da saúde coletiva”; “Novo Código de Ética Média: uso das mídias sociais e outras novidades”; “Internação compulsória e respeito à autonomia do paciente”; e “Reforma Trabalhista: extinção do vínculo de trabalho por acordo extrajudicial.
{gallery}12femipa{/gallery}
Comunicação | CMB