10 12 adocaoquartos

10 12 adocaoquartosA duas primeiras etapas da Campanha para adoção de quartos SUS na Instituição resultaram em 38 espaços remodelados

Depois de concluir as duas primeiras etapas da Campanha Adote Um Quarto SUS e Faça a Diferença, em que 38 quartos de internação foram adotados e completamente reestruturados com apoio financeiro de empresas, associações e pessoas físicas, a Santa Casa de Piracicaba lança agora a 3ª etapa da mobilização.

“O intuito é acolher parceiros interessados em auxiliar financeiramente a Instituição na reestruturação dos 12 quartos da Pediatria Menino Jesus (PMJ), que mantém 31 leitos destinados exclusivamente à internação de crianças de zero a doze anos”, disse o provedor João Orlando Pavão.

Ele antecipa que, em seguida, a Instituição pretende lançar a quarta etapa da Campanha, dando início ao processo de adoção para remodelação também dos dez quartos SUS da Maternidade, onde 35 leitos dão retaguarda para os mais de 200 partos e 1.300 atendimentos realizados mensalmente pela Unidade.

“Aí teremos completado a reforma de todos os 72 quartos que a Instituição direciona para internação SUS na Santa Casa”, disse o provedor, explicando que o Sistema Único de Saúde não direciona verbas específicas para reformas e construções nas filantrópicas.

“Recebemos do SUS valores financeiros para custear os atendimentos hospitalares prestados; mesmo assim, os custos são sempre maiores que os valores recebidos para a assistência”, esclareceu Pavão, informando que ao longo de 2018 a Santa Casa direcionou ao SUS mais de 80% dos cerca de 28 mil atendimentos realizados mensalmente pela Instituição.

Ele lembra a Campanha foi instituída em dezembro de 2011, justamente, com o desafio de criar medida alternativa para a geração de receitas adicionais com vistas à completa reformulação desses espaços. Além de ampliar o nível de conforto e bem estar dos pacientes durante o período de internação hospitalar, as melhorias promovidas pela remodelação dos quartos dinamizam o trabalho da equipe multiprofissional.

“Não conseguiríamos esse feito sem o apoio da comunidade, que mais uma vez atendeu ao chamamento da Santa Casa, beneficiando as mais de sete mil pessoas que já passaram por um dos quartos SUS reformados”, disse o provedor afirmando que é preciso estender esse benefício a todos os pacientes que dão entrada no Hospital pelo SUS. “Quem se interessar em amplificar o esforço da Santa Casa, poderá obter informações detalhadas da Campanha pelos telefones (19) 3417.5001 e 3417.5002”, informou o provedor, revelando que algumas empresas já estão se manifestando favoravelmente à 3 etapa da Campanha.

O que muda com a adoção?

 Segundo a administradora da Santa Casa de Piracicaba, Vanda Petean, quando adotados, os quartos passam por melhorias que permitem a troca de todos os móveis e reforma estrutural com a remodelação de piso, pintura, tubulação de gases medicinais e reforma do banheiro. Destaque para a instalação de TVs e troca das camas, que deixam de ser acionadas manualmente para ganhar controle elétrico, ampliando a autonomia do paciente e o trabalho da equipe multidisciplinar.

Ela revela ainda que, no início da campanha, o investimento para a completa remodelação de cada quarto era de R$ 30 mil, pagos em até dez vezes. “Hoje, esse valor é de R$41 mil e, além do compromisso social, a empresa que contribuir com a verba terá uma placa com o seu nome afixada na porta de entrada do quarto adotado”, informa Vanda.

Segundo ele, a Santa Casa é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que pertence à comunidade e, neste contexto, a Campanha abre a perspectiva de estreitar os laços com essa mesma comunidade, contando com o apoio e respaldo de pessoas e empresas conscientes da importância do trabalho que a Instituição realiza na área da saúde pública.

Quem já adotou?

Os 38 quartos SUS reestruturados por intermédio da Campanha Adote Um Quarto SUS e Faça a Diferença foram “adotados” por 53 pessoas, entre pessoas físicas e jurídicas.  “Isso porque alguns quartos foram adotados por um grupo de dez empresas”, informaram o provedor João Orlando Pavão e a administradora Vanda Petean, lembrando que algumas empresas adotaram dois quartos. Eles esclarecem que o termo “adoção” não significa compromisso eterno com o quarto. “A adoção  refere-se apenas à obra inicial de reestruturação dos quartos”, explicam.

Adotaram quartos SUS as empresas Pollo Engenharia, Grupo Supricel, Cavalinho Agropecuária, Laboratório Previlab, Candura / Iplasa, Indústrias Reunidas de Bebidas Tatuzinho/3 Fazendas, Lubrasil  Lubrificantes, Grupo Bom Jesus , Honda Aversa Motos, Lions Independência, Caterpillar do Brasil, Rede Drogal Piracicaba, Relojoaria Scarpari / Friso de Ouro, Frigorífico Angelelli, Manetoni, Construtora Adolpho Lindenberg, Uniodonto Piracicaba, CJ do Brasil Piracicaba, Grupo Falando da Vida, Ecoterra, Associação ReUna, Arcelor Mittal, Projeto Superação e Help Móvel.

Também integraram esse esforço coletivo em prol da Santa Casa as entidades ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Simespi e Fundação Mário Dedini; além das pessoas físicas Alcione Moya Aprilante, Joaquim Mário Pires Ferreira, Maria Christina M. C. Seifarth de Freitas, Família Marth, Família Ronsini e famílias Antônio Angeleli e Donato Miori. “A todos eles, os nossos  agradecimentos e nossa eterna gratidão”, disseram Pavão e Vanda.

Fonte: Santa Casa de Piracicaba