No dia 20 de maio, foi realizada Missa em Ação de Graças, na capela da instituição, em celebração do aniversário de 117 anos da Santa Casa BH. Ao final da cerimônia religiosa, foi outorgada, mais uma vez, a ‘Medalha Doutor Aloysio de Andrade Faria’ ao dr.Fausto Pereira dos Santos e à Irmã Arnhild (veja abaixo). Criada para reconhecer o trabalho de pessoas, instituições e empresas que prestam relevantes serviços à sociedade no campo assistencial, em todo o País – a comenda leva o nome do médico, banqueiro e empresário dr. Aloysio Faria, cujas contribuições, nos últimos anos, custearam equipamentos hospitalares na Santa Casa BH e obras em outras instituições de saúde da Capital.

Doutor Fausto
Doutor Fausto Pereira dos Santos é médico, com residência em medicina preventiva e social, e doutor em saúde coletiva pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Recentemente, foi secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, empenhando-se efetivamente na solução de pendências relacionadas à Santa Casa e o Governo Estadual. Sempre direcionando sua carreira em prol da saúde pública, foi diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar por dois mandatos, atuou nas secretarias municipais de saúde de Belo Horizonte e Ipatinga e foi Secretário Executivo e de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Como pesquisador, é também autor de livros e trabalhos na área de saúde.

Irmã Arnhild
Há 51 anos fazendo parte da história da SCBH, Irmã Arnhild nasceu na Alemanha, onde ingressou na Congregação Servas do Espírito Santo aos 25 anos após concluir um curso de enfermagem. Três anos depois, foi designada para uma missão no Brasil. Seu trabalho na Santa Casa teve início em 1965. Em 67, assumiu a coordenação do departamento de enfermagem da Santa Casa – cargo que ocupou até o final da década de 1990 – coordenando também a Pastoral da Saúde da instituição. Durante sua trajetória, Irmã Arnhild criou e administrou inúmeros cursos de enfermagem na Escola Técnica da Santa Casa e fundou, em 1980, a creche João Paulo II, acolhendo filhos de funcionárias e pacientes mirins do hospital. Atualmente, dedica-se com empenho à capela, além de visitar enfermarias levando a sagrada comunhão para acompanhantes e pacientes.

Fonte: Grupo Santa Casa BH