Evento será realizado em agosto, em Brasília, e reunirá especialistas para debater os rumos do setor filantrópico no SUS, com foco em inovação, liderança e cuidado centrado no paciente

A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) divulgou a programação oficial e os nomes dos palestrantes do 33º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que será realizado de 12 a 14 de agosto de 2025, em Brasília. Com o tema “Além do cuidar, somos voz. O paciente no centro do debate reflete o nosso compromisso com a saúde pública”, o evento propõe uma reflexão estratégica sobre o papel das instituições filantrópicas na consolidação da saúde pública brasileira, reunindo gestores hospitalares, especialistas, representantes de entidades nacionais e autoridades públicas para discutir os principais desafios e oportunidades do setor.

A programação do Congresso foi cuidadosamente estruturada em torno de seis grandes eixos temáticos: governança e contratualização, reforma tributária, cuidado centrado na pessoa, comunicação institucional, inovação e gestão da mudança, e liderança com propósito. Entre os temas em destaque, estão as estratégias para aprimorar os contratos com o poder público, os impactos da reforma tributária na sustentabilidade financeira das instituições, os protocolos assistenciais e a experiência do paciente como ferramenta de gestão, os riscos da invisibilidade institucional, as metodologias voltadas à inovação nos hospitais filantrópicos e o papel dos líderes como agentes de transformação.

A conferência magna do Congresso será conduzida pela médica Filomena Camilo Vale (Dra. Filó), pediatra e coordenadora médica do Instituto Materno Infantil da Santa Casa de Belo Horizonte. Com atuação em terapia intensiva pediátrica e cardiologia pediátrica, Dra. Filó se tornou referência nacional pela sua dedicação à saúde materno-infantil no setor filantrópico.

Além dela, o evento contará com nomes de referência nacional nas áreas de gestão hospitalar, inovação, direito sanitário, saúde digital e experiência do paciente:

  • Kelly Cristina Rodrigues
    CEO da Patient Centricity Consulting. Pioneira em experiência do paciente no Brasil, autora do primeiro livro sobre o tema no país e professora convidada da FGV, Dom Cabral e PUC RS.
  • Jacson Venâncio de Barros
    Engenheiro e doutor em Ciências pela FMUSP. Especialista em saúde digital da Amazon Web Services (AWS) e ex-diretor do DATASUS.
  • Renata Rennê Ribeiro Finamor Alvarenga
    Superintendente da Santa Casa de Itajubá (MG), com mais de 25 anos de experiência em gestão hospitalar, acreditação e liderança de equipes.
  • Ricardo Alexandre de Almeida Santos
    Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, professor e autor de obras jurídicas nas áreas de Direito Tributário e Administrativo.
  • Alexandre Giraux Cavalcanti
    Auditor Chefe da Unidade Especializada em Saúde do TCU, com ampla experiência em controle externo e auditoria em saúde pública.
  • Paulo Luiz Alves Magnus
    CEO e fundador da MV, multinacional líder em soluções digitais para a saúde. Eleito Personalidade do Ano da Saúde 2024 pela revista Healthcare Management.
  • Virgínia Rodarte Gontijo Couto
    Advogada, assessora regulatória da SINOG, representante das operadoras na ANS e membro da Comissão de Saúde Suplementar da OAB-MG.
  • Daniel Barauna
    Advogado com mais de 28 anos de atuação em Direito da Saúde, pós-graduado pela USP e membro da COSAÚDE e de grupos técnicos da ANS.
  • Fernanda de Oliveira Melo
    Advogada, sócia do escritório Oliveira Rodarte Advogados, com atuação destacada em Direito da Saúde.
  • Dr. Sidney Klajner
    Cirurgião do aparelho digestivo, coloproctologista e presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Top Voice em saúde no LinkedIn, professor do MBA Executivo em Gestão em Saúde do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e referência internacional em inovação e saúde digital.
  • Dr. Paulo Henrique de Assis Góes
    Advogado, especialista em Direito Tributário, Direito Médico e Hospitalar, com MBA pela Fundação Dom Cabral. Representa a Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina.
  • Dr. José Luiz Toro da Silva
    Advogado e professor, pós-doutor pela Universidade de Coimbra, autor de obras jurídicas, consultor jurídico da UNIDAS e presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Saúde Suplementar (IBDSS).
  • Dr. Juan Paulo Haye Biazevic
    Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, doutor e mestre em Filosofia do Direito pela USP, professor e pesquisador nas áreas de saúde suplementar e direito constitucional à saúde.
  • Dra. Helidea de Oliveira Lima
    Médica, mestre em Gestão de Serviços de Saúde, diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or, membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do CFM e coordenadora acadêmica do IDOR.

Monaliza Santos, diretora administrativa da CMB e coordenadora institucional do Congresso, será a responsável pelas mediações estratégicas dos painéis e plenárias ao longo dos três dias de evento.

As inscrições para o Congresso estão abertas, e a programação completa pode ser consultada no site oficial da CMB: www.cmb.org.br/congresso. As atualizações e confirmações de novos nomes seguem sendo divulgadas nas redes sociais da Confederação.