Entrega Histórica da Carta do Congresso Marca 12ª Reunião da Comissão Intergestores Triparte/2023

A manhã desta quinta-feira (14) marcou um momento histórico para a CMB, junto aos gestores tripartite do SUS, o Ministério da Saúde, o CONASS e o CONASEMS e também junto à representação do OPAS no Brasil.

A CMB fez uma participação muito especial na 12ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite – CIT 2023, o último encontro do ano dos gestores do SUS.

Sob orientação do Presidente Mirocles Véras, a CMB esteve representada pelo seu Vice-Presidente, Flaviano Feu Ventorim, pelo Diretor Geral, Mário César Homsi Bernardes, pela Diretora Administrativa, Monaliza Costa Santos e pela sua Assessoria de Comunicação, Whintney Kelvin Colen Franco de Souza.

Neste ano de 2023 em que comemoramos os 60 anos da CMB e vivenciamos o primeiro ciclo de um novo Governo eleito, o Congresso CMB foi um momento marcante e de intensa movimentação e integração da rede filantrópica de saúde.

Deste grande encontro, que contou com a presença marcante de toda a equipe técnica do Ministério da Saúde, das lideranças do CONASS, CONASEMS e diversas Instituições parceiras, produzimos um documento: a “Carta do Congresso CMB 2023” – CONVERGIR PARA EVOLUIR, JUNTOS CRIAMOS O FUTURO.

Na reunião da CIT desta manhã, a CMB formalizou a entrega do documento que reflete a força, a união e o desejo da CMB, das suas Federações e de todas as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil, em participar e contribuir para a evolução do SUS em nosso país e assim o fez na pessoa das seguintes autoridades que se faziam presentes à sede da OPAS em Brasília:

a) sua Excelência a Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima;

b) o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger do Nascimento Barbosa;

c) a representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross Galiano;

d) o Secretário da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde – SAES/MS, Helvécio Miranda Magalhães Júnior; 

e) a Secretária da Secretaria de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad;

f) o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior;

g) o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, Carlos Augusto Gabrois Gadelha;

h) a Secretária da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto;

i) a Vice-Presidente do CONASS e Secretária de Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho e o Diretor Executivo Jurandi Frutuoso;

j) o Presidente do CONASEMS Hisham Mohamad Hamida e o Diretor Executivo Mauro Guimarães Junqueira;

k) e a Secretária de Saúde de Santa Catarina e Deputada Federal, Carmen Zanotto.

“Tudo o que desejamos é que as lideranças da saúde no Brasil compreendam e abracem o nosso desejo de participar e dialogar sobre o futuro do SUS e que a Carta do Congresso CMB 2023, que trata das três trilhas (Política e SUS, Gestão de Administração e Ciência e Tecnologia) seja parte da nossa agenda de trabalho pelo crescimento e sustentabilidade do setor filantrópico de saúde, trazendo para a assistência ao paciente tudo o que pudermos evoluir nos debates das sugestões de pauta que trazemos em política e SUS, gestão e administração e em ciência e tecnologia”, destacou o Vice-Presidente Flaviano.

O Diretor Geral da CMB lembrou o trabalho voluntário e a dedicação da Comissão Científica do Congresso CMB e dos relatores das trilhas temáticas, Dr. Chao Lung Wen, médico da Faculdade de Medicina da USP e Presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde – ABTMS, Vanderli de Barros, Vice-Presidente da nossa Federação do Rio Grande do Sul e Eduardo Queiroz, Superintendente da Santa Casa da Bahia. Agradeceu o trabalho de redação do documento, realizado pela equipe da Predicado e o envolvimento de toda a equipe da CMB, assim como a presença e participação do Ministério da Saúde, dos Parlamentares, dos patrocinadores e de todos os congressistas no nosso evento de agosto de 2023. “Fazer este documento e as nossas propostas chegarem à Ministra da Saude, aos Secretários do Ministério, aos Parlamentares, às nossas Federações e Hospitais e a todos que nos ajudaram a fazer acontecer o Congresso CMB 2023 era um compromisso e uma dívida de gratidão que tínhamos com todas estas pessoas e instituições”.

“Que nos próximos Congressos da CMB possamos comemorar e vivenciar a concretização de muitas das propostas que nascem da Carra do Congresso CMB 2023 e que estes resultados sejam alcançados em função da integração e da união de forças de todos que fazem do SUS a razão de ser das nossas instituições”, concluiu o Presidente da CMB, Mirocles Véras.

Baixe a carta do congresso aqui:
https://www.cmb.org.br/cmb/wp-content/uploads/2023/12/cmb_trilhas_digital-1.pdf

Compartilhe: