CMB participa na elaboração de propostas para a saúde em 2023

WhatsApp Image 2022 11 28 at 16.24.46

Durante todo o dia 28 de novembro, a CMB participou de um evento organizado pelo CONASS, que teve por objetivo levantar as perspectivas para a transição de governo e uma análise sobre os principais elementos das políticas públicas de saúde.

O evento contou com a presença de diversas instituições, como Conass, CONASEMS, FIOCRUZ, Todos pela Saúde, Frente pela Vida, Tribunal de Contas da União, Confederação Nacional de Saúde, EBSERH e CMB, que apresentaram suas perspectivas para uma pauta de transição governamental.

A CMB participou da discussão no tema “Agenda de resposta rápida à demanda reprimida do acesso a assistência no SUS: Diagnóstico e estratégias para garantia do acesso”, com a presença do Vice-Presidente da CMB, Flaviano Ventorim, e do Diretor Geral, Mário César Homsi Bernardes, que apresentaram a seguinte proposta como estratégia à garantia do acesso ao SUS:

1. A Construção de diálogo com o Governo Federal, CONASS, CONASEMS, Conselhos Estaduais e Municipais para
validar as nossas estratégias em conjunto;

2. Apoio a um pedido de recurso no orçamento 2023, para suportarmos um período de novas tratativas e de evoluções com o Ministério da Saúde, em busca de políticas que garantam
a sustentabilidade dos hospitais;

3. Trabalho de revisão do financiamento dos serviços SUS, com o objetivo de equalizar custos e remunerações nos próximos quatro anos, a começar pelas diárias de UTI, maternidade, urgência e emergência e ortopedia;

4. Movimento de reunião e união dos diversos atores de saúde e do SUS para um grande trabalho de revisão da rede assistencial do SUS, valorizando e reforçando o papel e a importância da rede filantrópica de saúde.

Compartilhe: