Palestras Magna marcam abertura do Congresso da CMB

WhatsApp Image 2022 08 23 at 21.08.32
 
 
 
 
WhatsApp Image 2022 08 23 at 21.08.32
 
Um dos destaques da abertura do 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e 13º Congresso Internacional das Misericórdias, que acontece em Brasília, foi palestra magna do médico sanitarista Gonzalo Vecina e da atriz Denise Fraga.
Vecina, que foi fundador e presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de 1999 até 2003, e também um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, lembrou que o SUS foi crucial para que a tragédia causada pela pandemia da Covid-19 não fosse maior. “Se não morreu mais gente, foi por causa do SUS. O SUS foi a diferença e cada trabalhador do SUS construiu um novo SUS”.
Também lembrando o papel fundamental das instituições filantrópicas na saúde pública, Vecina frisou que “as Santas Casas não podem sempre buscar dinheiro para se salvar”.  “Não é aceitável essa situação. Não se constrói direito com caridade. Temos que conseguir a sustentabilidade de maneira adequada e acho que existe solução para isso. Tudo o que homem quer, o homem constrói”, disse.
Denise Fraga fez um agradecimento aos profissionais da saúde e também salientou o trabalho das misericórdias. “Por que agora sabemos o que é o SUS? Porque assistimos com admiração plena. Vocês foram heróis. Eu tive profunda misericórdia por vocês. 
Que viva a misericórdia. A misericórdia é um caminho para fazer direito a muita necessidade e injustiça social que a gente passa”.

Compartilhe: