Impactos do Piso Nacional da Enfermagem são apresentados no 30º Congresso da CMB

WhatsApp Image 2022 08 24 at 12.29.58

 

 

 

WhatsApp Image 2022 08 24 at 12.29.58

O segundo dia do 30° Congresso da Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos iniciou com discussão a respeito de uma questão que tem preocupado demasiadamente o setor da saúde: a sanção da lei que instituiu o Piso Nacional da Enfermagem, sem a indicação de fonte de recurso para o custeio.
Advogados e representantes do setor de saúde explanaram sobre o cenário e, na ocasião, foi apresentada pesquisa inédita, realizada pelas cinco maiores entidades do setor hospitalar brasileiro, com a participação de 2.511 instituições de saúde de todas as regiões do Brasil, apontado que serão fechados cerca de 27 leitos por instituição, ou seja, mais de 20 mil leitos. Além disso, o resultado do levantamento mostra que mais de 83 mil postos de trabalho terão de ser fechados apenas nas instituições respondentes.
A pesquisa foi realizada pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
“As Santas Casas e hospitais filantrópicos, que já sofriam com o subfinanciamento, agora sofrem acréscimo de 60% na folha de pagamento e a redução na assistência à população será certa, bem como redução dos postos de trabalho em todas as categorias, especialmente na enfermagem, e todos os investimentos, melhorias em infraestrutura serão cancelados, sem previsão de luz no fim do túnel”, falou o presidente da CMB, Mirocles Véras. “O Sistema Único de Saúde não vai suportar mais de 83 mil demissões e o fechamento de mais de 20 mil leitos. Será a pá de cal no setor filantrópico, que é vital para a saúde dos brasileiros”, concluiu.

Fotos: Renato Ferraz de Mesquita

Compartilhe: