Criação da Federação Goiana das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos é aprovada por unanimidade

CMB Criação da Federação Goiana

CMB Criação da Federação Goiana

 

Em reunião realizada na tarde dessa terça-feira, 5 de julho, na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, representantes de Santas Casas e hospitais filantrópicos goianos aprovaram por unanimidade a criação da Federação Goiana das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

A entidade será a 19ª federação brasileira e integrará a CMB – Confederação Brasileira das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, contribuindo para o fortalecimento da representatividade do setor.

Foi a certeza da importância dessa representatividade para a defesa do setor filantrópico de saúde, que apenas em Goiás conta com cerca de 1,5 mil leitos, que levou à aprovação da criação da Federação Goiana.

“Já tivemos uma Federação, mas ela desapareceu e, agora, a estamos recriando”, disse o superintendente Administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Irondes José de Morais, ressaltando que a recriação já vinha sendo defendida pela superintendente Geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Irani Ribeiro de Moura, e, agora, se torna uma realidade com o apoio do presidente Mirócles Veras, e do diretor-geral da CMB, Mário César Homsi, que também participaram da reunião.

Eles explicaram aos presentes a importância da união dos hospitais filantrópicos. “A união do setor é essencial. A CMB está pronta para representá-los e para atuar em defesa de instituições de todos os portes e a nova federação vem reforçar esse trabalho”, afirmou o presidente Mirócles Veras, enfatizando que a meta é chegar a 20 federações ainda neste ano.

Mário César Homsi citou também ações da CMB em benefício das instituições federadas, como uma central de compras conjuntas que proporcionará aos hospitais uma economia considerável na aquisição de materiais e medicamentos.

Os presentes foram unanimes ao aprovar a criação da nova entidade. A ata da reunião de hoje e uma minuta do estatuto será encaminhada a todos para avaliação. No dia 15 de julho, eles voltam a se reunir para finalizar o estatuto e eleger a diretoria provisória da Federação.

Participaram do encontro, representantes do Hospital Araújo Jorge, Fundação Banco de Olhos de Goiás e Casa de Eurípedes (Goiânia), Hospital do Câncer Francisco Camargo (Inhumas), Santa Casa de Anápolis (Anápolis), Santa Casa de Misericórdia de Buriti Alegre (Buriti Alegre), Associação Hospital São Pio X (Ceres), Hospital de Caridade São Pedro de Alcântara (Cidade de Goiás) e Vila São Cottolengo (Trindade).

Compartilhe: