Hospitais filantrópicos participam de projeto piloto no enfrentamento ao câncer de mama

Estudo cancer de mama

Estudo cancer de mama

 

Uma parceria entre a Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB), a Federação de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), a Roche e a techtools health usa a tecnologia a favor da saúde, ao digitalizar a jornada de pacientes com câncer de mama, por meio de uma plataforma que permite aos gestores de saúde realizar a busca ativa de mulheres que precisam ser reinseridas no ciclo de prevenção, diagnóstico e tratamento. Inicialmente, 2 mil mulheres com idades entre 50 e 69 anos serão atendidas – esta é a idade preconizada para rastreio do câncer de mama, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

A parceria contempla a macrorregião Sul de Minas Gerais, com implantação em primeira etapa na Santa Casa de Poços de Caldas. Na sequência, espera-se que o projeto seja ampliado para todo o estado, por meio da rede de hospitais filantrópicos associados à Federassantas e à CMB. A digitalização dos serviços públicos de saúde é essencial para uma gestão mais sustentável dos recursos disponíveis ao setor, bem como para garantir melhores desfechos aos pacientes.

A plataforma digital desenvolvida pela techtools health, denominada Atende Saúde, fará a conexão e garantirá a interoperação entre os sistemas de informática utilizados pelo sistema público e os hospitais da região, bem como a regulação com o Estado, permitindo, assim, digitalizar a jornada das pacientes de ponta a ponta, reunindo as linhas de cuidado. Cada paciente poderá procurar os primeiros cuidados nos postos de saúde ou com as equipes de saúde da família, que farão a busca ativa.

Já a interface com as pacientes é o aplicativo, que será incorporado à gestão de saúde mamária para facilitar a entrada e navegação de pacientes sintomáticas e/ou com alterações em exames complementares, de modo a agilizar diagnóstico e tratamento específicos em relação ao câncer de mama.
Entre outros benefícios, o projeto de saúde digital possibilita a redução de filas e evita deslocamentos desnecessários (por meio de teleconferências e tele interconsultas).

Com isso, será possível escalar rapidamente para serviços de alta complexidade, realizados pelos hospitais e centros de referência, no caso de uma suspeita de câncer de mama vir a ser confirmada. Está também entre os objetivos do trabalho realizar um atendimento mais humanizado e monitorar cada paciente de forma mais próxima, ao longo de todo o tratamento. A plataforma facilita ainda o agendamento de exames e consultas, teleatendimentos e monitoramento, acompanhante virtual, entre outras funcionalidades.

Um aplicativo que possa ser incorporado à gestão de saúde mamária tem potencial de facilitar a entrada e navegação de pacientes sintomáticas e/ou com alterações em exames complementares, de modo a agilizar diagnóstico e tratamento específicos em relação ao câncer de mama.

Entre outros benefícios, o projeto de saúde digital possibilita a redução de filas e evita deslocamentos desnecessários (por meio de teleconferências e tele interconsultas).

Ação em rede

O Atende Saúde é uma plataforma digital que conecta diretamente os hospitais filantrópicos em tempo real ao Data SUS, ou seja, é uma interface entre o SUS e os hospitais do Brasil, integrando os sistemas público e privado de saúde. Conecta hoje 88 hospitais e 25 operadoras de saúde, representando 6 milhões de pessoas atendidas. A meta é fazer a ponte entre 500 hospitais e o Atende Saúde no decorrer de 2022, por meio da parceria com a CMB, hospitais e entidades filantrópicas. O objetivo é levar atendimento a cerca de 32 milhões de pessoas, com foco na população mais carente e de regiões mais afastadas, especialmente aquelas com vazios assistenciais.

Compartilhe: