CMB realiza 216ª reunião do Conselho de Administração

CMB realiza 216ª reunião do Conselho de Administração

CMB realiza 216ª reunião do Conselho de Administração

 

A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Brasil (CMB) realizou, no fim da tarde dessa quarta-feira (22), a reunião do Conselho de Administração, em que discutiu o Projeto de Lei n.º 2.564/2020, que visa instituir um novo piso salarial para profissionais de enfermagem, juntamente da Proposta de Emenda Constitucional n.º 11/2022. As Federações Estaduais também foram estimuladas a participar em peso da 30ª edição do Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, este ano ainda mais especial, acompanhada da 13ª do Congresso Internacional das Misericórdias, entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).

Conduzida pelo presidente da rede, Mirocles Véras, a reunião contou com a presença do vice-presidente da Confederação, Flaviano Feu Ventorim, dos presidentes das Federações Estaduais, além dos diretores da instituição Mário César Homsi Bernardes, diretor-geral, e Monaliza Santos, diretora administrativa e jurídica.

A CMB segue em busca de formas de lidar com os impactos que possam vir a ser causados com a aprovação do PL. Diante disto, surge uma possível proposta de Judicialização, como um último grito para tentar manter e salvar o acesso do povo brasileiro à saúde de qualidade.

O diretor-geral da CMB falou detalhadamente e se posicionou para as Federações a respeito da última reunião com a equipe da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e Ministério da Saúde (MS), que tratou da atual situação das cirurgias eletivas e do programa QualiSUS Cardio. Na oportunidade, o vice-presidente da rede ressaltou a preocupação com a falta de suprimentos básicos para os hospitais, como o soro fisiológico. Também falou sobre a possibilidade de exportação do insumo.

Além disso, o encontro tratou de outros temas, como a proposta de estudo dos projetos de co-participação dos estados no financiamento das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que deve ser melhor esmiuçado e discutido futuramente, e assuntos gerais.

Compartilhe: