WhatsApp Image 2021 10 20 at 19.37.09

WhatsApp Image 2021 10 20 at 19.37.09

Nesta tarde de quarta-feira (20), a CMB e a Techtools apresentaram para o conselho de administração da Confederação a parceria que tem o objetivo de incentivar a transformação digital, a eficiência operacional e a redução de desperdícios através de tecnologias de inovação. Durante a transmissão, estiveram a frente dos trabalhos Mirocles Véras, Presidente da CMB; Jeff Plentz, fundador da Techtools Ventures; Mário César Homsi Bernardes, diretor-geral da CMB; e Dr. Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP).Nesta tarde de quarta-feira (20), a CMB e a Techools apresentaram para o conselho de administração da Confederação a parceria que tem o objetivo de incentivar a transformação digital, a eficiência operacional e a redução de desperdícios através de tecnologias de inovação. Durante a transmissão, estiveram a frente dos trabalhos Mirocles Véras, Presidente da CMB; Jeff Plentz, fundador da Techtools Ventures; Mário César Homsi Bernardes, diretor-geral da CMB; e Dr. Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina da Universidade de São Paulo (USP).

Véras iniciou a reunião cumprimentando os presentes e ressaltando a importância da parceria. “Esta é uma proposta para ampliar a atuação da Confederação para além da representatividade, queremos incentivar a evolução das instituições, utilizando a força de cada uma em um projeto que vai beneficiar a todos”, diz o presidente da CMB, e afirma que a parceria estará desenhada e em operação até dezembro e que já existe um acordo aprovado pela diretoria da Confederação.

O diretor-geral da CMB agradeceu o apoio de todos no projeto, na busca de propor uma CMB de mais entrega e de mais resultados. “É um caminho a construção de qualquer projeto na CMB e poder estar compartilhando com as nossas federações uma proposta a mais que visa integrar e, através disso, nos fortalecermos é um momento de muita gratidão, muito especial”, reforça Bernardes.

Em seguida, Dr. Chao Lung Wen explicou o conceito de telemedicina, modalidade de atendimento que vem ganhando força nos últimos meses. “A pandemia acelerou a telemedicina como um recurso importante, mas gerou entendimento meio distorcido da telemedicina propriamente dita. A telemedicina é um ecossistema de telessaúde integrada e, mais que tecnologia, é aplicar a tecnologia de forma inteligente para estabelecer um ecossistema eficiente de saúde”, explica.

Wen ressalta que a telemedicina não é uma ferramenta ou método, é uma possibilidade de repensar como construir uma cadeia de serviços mais eficiente. “Dessa forma, podemos reduzir a jornada de sofrimento do paciente, evitando o descolamento desnecessário e possibilitando o acompanhamento contínuo”, explica.

Para Jeff Plentz, da Techtools, o momento é de desafio para construir tudo isso. Entretanto, é um movimento global que exige ferramentas para digitalizar a jornada do paciente. “E os hospitais são a chave disso por serem centros de serviços. O hospital não pode ser reativo, pois deixa passar a oportunidade de olhar o paciente de forma mais integral e no momento mais adequado”, diz o fundador da companhia.

A proposta de parceria apresenta duas ferramentas para a CMB, e uma delas é o Atende Saúde, que conecta o paciente a uma interface de atendimento e engajamento no cuidar, com profissionais e instituições de saúde. “Esta é uma plataforma em permanente construção e dedicamos recursos e esforços para que possa atender a essas necessidades de integração”, finaliza Plentz.

Benefícios para as instituições

Os sistemas disponibilizados com a parceria entre CMB e Techtools podem ser replicados a cada uma das Federações ligadas à Confederação, bem como para os hospitais e operadoras filantrópicas.

Os benefícios são o acesso às informações das redes de saúde pública e privada em nível nacional, estadual e regional; aumento da capacidade negocial através da análises comparativas em diversos níveis; integração de todos os dados obrigatórios com os sistemas públicos de gestão; monitoramento da eficiência operacional através das plataformas digitais; redução efetiva de custos com melhoria de processos; aumento da qualidade no atendimento (NPS médio de 97%); e a garantia de conformidade automática com LGPD ao usar a solução como interface de atendimento.

“Não podemos mais nos manter distantes dos processos evolutivos através da inovação. É nosso papel sim incentivar nossos hospitais para adotarem esta agenda de transformação”, finalizou o Presidente Mirocles.