WhatsApp Image 2021 09 02 at 17.12.04 3

WhatsApp Image 2021 09 02 at 17.12.04 3

 

Na última quinta-feira (02), os diretores da CMB, Mário César Homsi Bernardes e Monaliza Santos, se reuniram com os representantes da empresa Linea Consultores Associados – Sady Carnot, Francisco de Assis, Anamir Lopes da Silva e Gervásio Neto –, além da assessora Vilmara Brasílio da Silva, para a primeira reunião de programação dos trabalhos que visam intensificar e fortalecer as ações e os estudos da CMB em relação ao orçamento da União, com o apoio da consultoria especializada neste tema.
Com esta proposta, a CMB busca aprofundar conhecimentos sobre o financiamento da saúde no Brasil, sobre o arcabouço normativo em torno do orçamento da União, acompanhar a execução e aplicação destes recursos e, a partir daí, identificar oportunidades que possam subsidiar as propostas de investimentos e de melhorias no financiamento do sistema e da prestação de serviços realizados pelo setor filantrópico de saúde, através do SUS.
Neste primeiro encontro foram compartilhadas as expectativas em torno deste trabalho, as principais agendas da CMB que envolvem e impactam em estudos orçamentários e a metodologia de trabalho que a Confederação deseja evoluir com a consultoria. Sady Carnot, da Linea Consultores Associados, manifestou a sua alegria em desenvolver um trabalho que permita colaborar com esta grande rede de hospitais filantrópicos pelo Brasil, sugerindo conhecer o orçamento da saúde para 2022, já através de uma análise de como vem sendo executado o orçamento 2021.
Durante a reunião, Bernardes, que é diretor-geral da CMB, apresentou a estrutura de governança da CMB e já compartilhou os pontos principais que entende ser a grande ansiedade da Presidência e de toda a Diretoria da Confederação. Monaliza, diretora administrativa e assessora jurídica da CMB, falou sobre os eventos online transmitidos através do “CMB Online” e o quanto os temas que envolvem orçamento da saúde interessam e atraem os Conselhos Consultivo e de Administração, reforçando que este poderá ser um grande canal de comunicação e de compartilhamento dos aprendizados com a consultoria. “Vamos fazer do orçamento uma das grandes pautas da CMB. É isto que o Presidente Mirocles nos determinou e é isso que começamos a construir a partir de hoje”, concluiu o Bernardes.