A diretoria da CMB se reuniu, na manhã desta quinta-feira (19), com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para reforçar o pedido de celeridade na tramitação da medida provisória (MP) que estabelece a destinação de R$ 2 bilhões para as Santas Casas e hospitais filantrópicos, auxiliando as instituições no enfrentamento à Covid-19 e atendimento de demais enfermidades. Presencialmente, participaram da reunião o vice-presidente da Confederação, Flaviano Feu Ventorim; o diretor-geral, Mário César Homsi Bernardes e a diretora administrativa e assessora jurídica, Monaliza Santos. O presidente da CMB, Mirocles Véras, participou por meio de videoconferência.
Na ocasião, o ministro declarou que a MP chega à reta final dos trâmites. “A CMB está fazendo um trabalho muito intenso para a liberação dos recursos da MP, tão essenciais para a continuidade dos serviços prestados pelas nossas instituições, que são a base do SUS. Com muita alegria, recebemos a notícia que vencemos a etapa do Ministério da Economia, de análise das notas técnicas elaboradas pelo Ministério da Saúde”, contou Véras. “Agora, o processo voltou ao Ministério da Saúde para chancela da Comissão Extraordinária da Covid-19 e chega aos trâmites finais na Casa Civil, Ministério da Economia e Palácio do Planalto. Queiroga nos disse esperar que semana que vem esteja tudo pronto para edição da MP”, completou.
O reforço sobre a necessidade de agilidade da efetivação da MP também foi feito ao secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Lima, com quem a diretoria da CMB se reuniu por videoconferência. “Ele nos indicou as pessoas certas para buscarmos e conseguirmos todo o apoio para que essa pauta evolua rapidamente”, disse o presidente da Confederação.