No dia 3 de agosto, a CMB, representada pelo seu vice-presidente, Flaviano Feu Ventorim, esteve presente durante a apresentação do projeto Aliança pela Saúde do Brasil (ASB), projeto idealizado pela Associação Médica Brasileira (AMB).
O projeto tem como objetivo criar uma aliança entre instituições nacionais dos segmentos privado e público a fim de compreender os interesses dos cidadãos e de suas instituições no que diz respeito a uma política de saúde do Brasil para a construção de uma proposta de pacto emergencial pela saúde dos brasileiros.
Na ocasião, a AMB apresentou propostas de eixos para alicerçar o projeto, como a defesa e fortalecimento do sistema público (SUS), sem descuidar do privado, por exemplo. A conceito trabalhado pela associação visa a um esforço de união nacional apartidário, plural e representativo, sem vieses ideológicos ou outros interesses que não sejam os de beneficiar o país. O projeto deve ser levado ao Congresso Nacional com a proposta de ser transformado em Projeto de Lei.
Ventorim destacou que a CMB olha com bons olhos a proposta, pois tem forte sinergia com nossas ideais, ainda que alguns temas acabem por seguir questões mais próximas da atividade médica propriamente dita, iremos conversar com o Conselho de Administração no sentido de apoio ao projeto.
Apoio das entidades
Também estiveram presentes durante o lançamento do projeto, junto com a Associação Médica Brasileira, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), a Fecomercio, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Instituto Ethos, a Sindusfarma, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), entre outros.