Nos próximos dias 21 e 22 de novembro, a cidade de Sobral, no Ceará, recebe o II Congresso Cearense dos Hospitais e Entidades Filantrópicas, que ocorrerá no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente. O evento é organizado pela Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará (FEMICE), com objetivo de discutir “As Políticas Públicas na Filantropia e seus Reflexos”. Inscrições, programação e mais informações em www.femice.org.br.
Para o presidente da FEMICE, Marcos Granemann, o Congresso é uma oportunidade de aprimoramento científico e de prospecção. “Precisamos alinhar as estratégias de gestão das entidades, apresentar modelos de qualidade sustentável, além de prospectar empresas da área para o mercado local e trazer discussão de políticas públicas dos governos estadual e federal”, reforça Granemann.
Para o diretor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), Klebson Carvalho, o congresso deve colocar em evidência a cidade de Sobral, movimentando o setor hoteleiro e reunindo palestrantes de renome nacional. “Vamos discutir alternativas aos problemas dos hospitais filantrópicos e buscar possibilidades de ofertar aos pacientes acesso à saúde de qualidade”, afirma.
Os Hospitais e Entidades Filantrópicas e Santas Casas são responsáveis por mais de 50% procedimentos de média e alta complexidade no Estado do Ceará. Somente em 2019, as 47 Santas Casas cearenses realizaram 51.588 procedimentos cirúrgicos das mais variadas especialidades, tais como, obstetrícia, pediátrica, cardiológica, neurológica, trauma/ortopédica, entre outras. O total de atendimentos atingiu 454.292.
No ano passado, o número de partos chegou a 19.013, índice superior aos 13.121 registrados em 2017. As unidades atualmente contam com 4.134 colaboradores (CLT), 537 prestadores de serviço e 686 médicos.