O secretário de Desenvolvimento da Industria, Comércio, Serviço e Inovação do Ministério da Economia, Caio Megali, representando o ministro da Economia, Paulo Guedes, esteve presente no Painel 3 do 29° Congresso da CMB, na tarde desta quarta-feira (14), falando sobre a temática “Como cooperar com a recuperação da economia do País”. A palestra foi conduzida pelo Dr. Júlio Dornelles de Matos, diretor geral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Caio apresentou um panorama de como se encontra a economia do País. “Hoje a gente enxerga uma economia andando de lado, muito abaixo e a grande pergunta é como promover o crescimento da economia, é um longo caminho e, para isso, a primeira grande medida foi organizar as inciativas econômicas do país”, explicou.
Segundo o secretário, a MP da Liberdade Econômica, aprovada na Câmara dos Deputados, é um agregado de iniciativas para desburocratizar a vida do empresário, o que também contribui para o fomento da economia do país
Para Megali, a economia chegou no limite, e atacar a causa do endividamento, do aumento da carga tributária, são saídas estratégicas.
“O Brasil é um país muito fechado, é preciso abrir o mercado para a importação, pois isso traz tecnologia”, explica Caio.
Segundo o representante do ministro da economia, um outro eixo para a recuperação da economia brasileira é apostar no mercado de gás e cabotagem (navegação entre portos marítimos).
Caio Megali finalizou sua explanação bastante otimista e confiante de que o Brasil vai crescer aos poucos. “Não tenho a menor dúvida de que o país começa a crescer no segundo semestre e agora, gradativamente, estamos soltando as amarras”.
{gallery}painel3{/gallery}