Nos preparativos finais e já em contagem regressiva para o maior encontro do setor filantrópico de saúde do Brasil, a CMB continua conversando com os dirigentes das entidades que compõem o segmento, a fim de atender, por meio dos temas que serão debatidos no evento, os anseios dos que lutam pelas causas das misericórdias todos os dias. O evento, que acontece de 13 a 15 de agosto em Brasília, abordará – por meio de painéis, palestras, debates e cases de sucesso – três eixos temáticos essenciais para a eficiência do setor de saúde como um todo. A saber: Governança, Sustentabilidade e Relacionamento. Inscrições e mais informação no site www.cmb.org.br/congresso.
Nesta semana, a entidade falou com o Padre Jarbas Assunção Serpa, presidente da Federação das Santas Casas Hospitais Filantrópicos e Entidades Beneficentes do Tocantins, que focou sua fala na questão da gestão e eficiência na saúde pública. Segundo ele, a gestão na área da saúde é algo complexo e delicado, que exige muito estudo planejamento, empenho, compromisso e muita dedicação. “Um hospital de grande porte e referência na região Norte reúne uma estrutura de vários segmentos. Além da área assistencial e saúde pública, lidamos com engenharia, construção civil, gestão ambiental entre outras áreas que nos impelem a dedicar esforços na busca de conhecimento e recursos para manter um atendimento seguro e eficiente”, conta o dirigente.
Para o Padre Jarbas, quando se fala especificamente em saúde pública, a complexidade é ainda maior. “Hospitais sem fins lucrativos que ofertam seus serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) tem um desafio a mais: manter a instituição funcionando, mesmo diante dos atrasos dos repasses, de uma tabela que precisa ser reajustada e ainda muitas vezes sem recursos para se manter”, argumenta.
Ainda, de acordo com o presidente da Federação de Tocantins, buscar mais eficiência para o setor da saúde é fundamental para que a população tenha acesso a serviços com qualidade, segurança e excelência e que o encontro oportuniza esse tipo de aprimoramento. “O Congresso Nacional das Santas Casas é um evento de extrema importância para reunirmos diversas instituições e juntos nos fortalecer e debater nossos desafios e encontrar caminhos para mais do que superar crises, consigamos obter mais qualidade e amplitude no atendimento filantrópico e em geral”, finalizou.
O CONGRESSO
O Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos será realizado, de 13 a 15 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Com o tema central “Setor Filantrópico: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”, o encontro tem como objetivo promover debates de interesse do setor filantrópico de saúde, em busca de atualizar conhecimentos e apresentar ferramentas adequadas para a melhoria da gestão e superação das crises do setor. Programação completa e inscrições pelo site do evento, em http://www.cmb.org.br/