Com recursos oriundos do projeto de prognóstico Tiememania, a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) divulga um total de 20 cursos de capacitação a serem realizados ao longo de 2019 – destinados a funcionários das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. As aulas, que são online e gratuitas, integram o programa Telemedicina/Educasus, que conectam entidades filantrópicas de todo o País. Os cursos do mês de fevereiro já estão disponíveis para inscrições. As vagas são limitadas. Acesse AQUI.
Além de capacitar e qualificar profissionais da saúde, o programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do SUS – pela contínua disseminação de conhecimentos das suas normas, regulamentos e organização -, bem como transmitir conhecimentos especializados nas diversas áreas que compõem a dinâmica hospitalar filantrópica.
As aulas dos cursos são realizadas por meio de uma videoconferência – uma forma de realizar a educação à distância, na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local, utilizando tecnologia via Internet ou satélite. Os sistemas possibilitam a comunicação em tempo real entre grupos de pessoas, a despeito de suas localizações geográficas, em áudio e vídeo. Há uma conferência interativa onde todos os usuários que estão conectados podem enviar e receber áudio e vídeo, proporcionando um ambiente colaborativo.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Observação para participação:
– Para os cursos divulgados na página da CMB e FEHOSP, através do Telemedicina/ EducaSUS, é necessário que o aluno inscrito verifique se há ponto de transmissão* em seu Hospital (localidade).
– Não havendo ponto de transmissão, será necessário entrar em contato com a Fehosp ou com a CMB para verificar qual a localidade mais próxima para sua participação.
Contato FEHOSP:
Tatiana Viesseli | Fones: (11) 3111-4231 ou (11) 95194-6903 | E-mail: tatiana.tecnico@fehosp.com.br
Contato CMB:
Graziele Costa | Fone: (61) 3321-9563 | Email: atendimento@cmb.org.br
*Ponto de transmissão: para os hospitais que fazem parte do Projeto do EducaSUS, é necessário a realização dos testes do equipamento com antecedência.
Rede Telemedicina
O Projeto de educação à distância, voltado às entidades privadas filantrópicas e sem fins lucrativos com atuação na saúde, teve sua origem no Projeto EDUCASUS, iniciado em São Paulo, em 2008, através de uma parceria entre a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), a Secretaria de Estado da Saúde(SES), a Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, e com o apoio da Associação Paulista de Medicina (APM), e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP). Atualmente, a CMB realiza a coordenação geral do projeto, com apoio Fehosp, responsável pela programação pedagógica da Rede.