A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) marcou presença no Congresso Norte e Nordeste dos Hospitais e Entidades Filantrópicas, realizado na capital cearense, Fortaleza, nos últimos dias 6 e 7 de dezembro. Sediado no Campus Parque Ecológico, o encontro abordou o tema “Saúde: Gestão, Governança e Sustentabilidade”. Além do presidente da entidade, Edson Rogatti, o evento contou ainda com apresentação de palestra do diretor-geral da entidade, José Luiz Spigolon.
Rogatti parabenizou a organização do evento e os 32 anos de existência da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará, organizadora do congresso. Após destacar a representatividade da rede filantrópica nas regiões Norte e Nordeste – cerca de 300 instituições, sendo 47 apenas no Ceará, e cobertura de aproximadamente 75,28 milhões de habitantes -, o presidente da CMB lembrou que o momento para discutir os temas propostos pelo evento não poderia ser melhor. “Vivemos momentos difíceis, de crises em muitas localidades, obstáculos e dívidas oriundas de um governo que não atendeu às nossas demandas. Mas, esse encontro é mais uma oportunidade de unirmos forças em prol de todas as santas casas do nosso Brasil e pela melhoria da saúde no País como todo.
Em fala otimista, Edson Rogatti disse que o segmento pode aguardar por dias melhores, frente a boas expectativas futuras, “entre elas, com novo governo que toma posse em janeiro”, citou, ao recordar o sucesso do encontro dos representantes das santas casas com o Presidente Eleito Jair Bolsonaro no final de novembro.
O evento chamou atenção da imprensa, que abordou a cobrança das entidades filantrópicas de saúde sobre o repasse de recursos. No Ceará, instituições recebem quase metade dos atendimentos do SUS, beneficiando principalmente a população mais pobre.
“Os governos não têm orçamento para construir as unidades hospitalares que o País precisaria para toda a população que se vale do SUS. Hoje, nós temos 2.172 hospitais filantrópicos. O investimento necessário seria impensável”, José Spigolon, em entrevista concedida ao jornal Diário do Nordeste, por ocasião do evento.
Reuniões da CMB
Na oportunidade, CMB realizou, na tarde do dia 6, a 170ª Reunião do Conselho Administrativo e a 61ª Assembleia Geral Ordinária. Ambas as reuniões ocorrem na sede da Federação do Ceará – FEMICE, com a presença de diversos presidentes de federações e membros do conselho.