Poucas semanas atrás, a caminho de um cliente onde daria uma palestra sobre valor na saúde, recebi um artigo da Harvard Business Review com o título “We Won’t Get Value-Based Health Care Until We Agree on What ‘Value’ Means”.

Minha primeira reação foi, de forma precipitada, achar o título um pouco antiquado, já que o conceito de valor, principalmente na visão Porteriana, já foi amplamente discutido em vários países, inclusive no Brasil. No entanto, em um segundo momento, comecei a lembrar das discussões, palestras e opiniões que observo no mercado a respeito do tema e, de fato, me pareceu mais fácil falar sobre o que o valor na saúde de fato não é.

Por exemplo, valor na saúde não é enxugar os gastos e forçar prestadores a fazerem mais com menos. Ou ainda, não é honrar a qualquer custo o compromisso constitucional para entrega de saúde universal.

Seja como for, percebe-se no mercado uma confusão sobre o conceito de valor, principalmente se for perguntando a diferentes atores da cadeia. Essa foi a conclusão de uma pesquisa da universidade de Utah que, após entrevistar 5.000 pacientes, 600 médicos e 500 empregadores, concluiu que há um desalinhamento muito grande dentro do que cada um deles enxerga como valor na saúde. 

Tal conclusão da pesquisa, que mostra um grande desalinhamento entre aqueles que compõem a cadeia do setor, não necessariamente nos faz distanciar do conceito tradicional em que valor pode ser expressado em uma fórmula, colocando qualidade e bons desfechos sobre custo, respeitando a experiência do paciente. Ela apenas ratifica que o diálogo e o alinhamento entre todos os stakeholders são imprescindíveis na transição para um modelo de remuneração que tenha como base o valor.

Tornaremos uma jornada, que já é longa, ainda mais tortuosa e todo esse desalinhamento conceitual simplesmente nos faz refletir que, enquanto a visão de valor permanecer não uniformizada em toda a cadeia, continuaremos a lutar por uma causa, a qual nem todos compartilham do mesmo propósito.

Fonte: LinkedIn – Daniel Greca – PKMG