A expectativa é que a ação resulte na liberação de R$100 mil para aquisição de equipamentos
A atuação permanente da Santa Casa de Piracicaba no sentido de apresentar a Instituição a parlamentares sensibilizou a deputada federal Ana Perugini (PT), que aceitou o convite da Irmandade e foi recebida na manhã de ontem, 23, pela Mesa Diretora e Administrativa do Hospital.
Em visita à Irmandade, ela anunciou a destinação de emenda parlamentar de sua autoria, garantindo R$100 mil à Santa Casa. “A verba deverá estar disponível até o final do ano, depois dos trâmites burocráticos necessários”, disse Perugini, que aposta na construção de uma relação mais sólida com as filantrópicas. “Admiro essas instituições e respeito o trabalho que elas direcionam aos mais carentes pelo Sistema Único de Saúde”, justificou a deputada, citando a violência que tem sido praticada contra a saúde no Brasil. “Precisamos reverter isso”, disse.
Segundo o provedor João Orlando Pavão, a verba será investida na aquisição de um ventilador pulmonar de transporte para o Setor de Pronto Atendimento do Hospital e um endoscópio flexível para o Centro Cirúrgico. Ele disse que a presença da parlamentar é de extrema importância por permitir que a Santa Casa, literalmente, abra suas portas aos representantes do povo para que eles possam conferir in locu como a Instituição está aplicando os recursos advindos de emendas parlamentares.
“Os parlamentares precisam ter segurança da boa aplicação dos recursos para que novas emendas sejam direcionadas à Santa Casa de forma a auxiliar a Instituição a manter a estrutura necessária para um atendimento cada vez mais moderno, seguro e humanizado ao mais carente”, disse Pavão.
Ele revelou à Perugini que, aos 163 anos, a Santa Casa de Piracicaba é referência regional para outras 26 cidades, sobretudo para as altas complexidades, e que ao longo de 2017 a Instituição direcionou mais de 70% de seu atendimento ao SUS. “A importância das Santas Casas pode ser mensurada se considerarmos que 50% de toda assistência direcionada ao SUS no país ocorre dentro de uma Santa Casa”, disse Pavão, que é diretor jurídico da Fehosp (Federação das Santas Casas do Estado de São Paulo) e membro da CMB (Confederação das Misericórdias do Brasil), entidades que atuam em prol das filantrópicas.
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Piracicaba