O procedimento inédito na instituição durou cerca de 10 horas
A Santa Casa BH (SCBH) realizou pela primeira vez em seus 118 anos, um transplante duplo (rim e fígado). O paciente é um homem de 66 anos, morador de Confins. Era portador de cirrose e disfunção renal crônica e fazia diálise na instituição. Devido essas duas alterações, o paciente teve que aguardar um tempo maior na fila de espera pelos dois órgãos e o quadro caminhava para falência múltipla.
Na madrugada de sexta-feira (23), ele foi contemplado com os dois órgãos, que partiram de doador único. O sucesso da cirurgia foi motivo de alegria para a diretoria e equipe de Transplantes da instituição. “Essa primeira experiência foi perfeita. Aconteceu tudo como o esperado, com absoluta eficiência. Desde a internação do paciente, a retirada dos órgãos e a cirurgia”, parabenizou Dr. Guilherme Riccio, diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH.
O paciente encontra-se estável e consciente. Nesta segunda-feira (26), ele recebeu alta do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e encontra-se internado na ala de Transplantes da Santa Casa BH.
Sobre os Transplantes
A Santa Casa BH é o maior hospital transplantador de Minas Gerais. A instituição realiza a captação de múltiplos órgãos. Atualmente são feitos transplantes de córnea, fígado, medula óssea e rim, e este ano o hospital começa a realizar transplantes ósseos e de coração.
Ampliação dos Serviços
A Unidade de Transplantes da Santa Casa BH possui moderna infraestrutura, tecnologia de última geração e equipe multiprofissional altamente especializada, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e dentistas. As equipes médica e de enfermagem mantém plantão de 24 horas.
De acordo com a gerente do setor, Mara Moura, o hospital se prepara para realizar transplantes de coração e ósseo. “O credenciamento já está em andamento. Estamos aguardando a visita do Ministério da Saúde. Acreditamos que, até julho, receberemos a autorização para realizar esses novos tipos de transplantes”, conta. Ela relata ainda que, até o final de março, a Santa Casa BH contará com mais seis novos leitos de transplantes.
Fonte: Santa Casa de BH