Com mais de 40 mil consultas, 360 mil exames laboratoriais e 7 mil cirurgias realizadas em 2017, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) inaugurou, no último dia 19, a sala destinada exclusivamente ao seu programa de voluntariado. Através dessa iniciativa, pessoas da comunidade em geral podem atuar em várias frentes, como na doação de alimentos, roupas e itens de higiene pessoal aos pacientes; e na visita aos leitos, auxiliando os que se recuperam na unidade.

 

A estruturação da sala do Voluntariado sela uma nova fase no hospital, que conta com o apoio da sociedade civil organizada para continuar oferecendo seus serviços à população de Goiás e de outros estados brasileiros. O trabalho com os voluntários, iniciado em novembro, já resultou na doação de 126 perucas a pessoas em tratamento contra o câncer. 

Para atuar como voluntário no hospital, é preciso passar por um curso de formação na própria instituição. A próxima capacitação, que dura cerca de duas horas, está marcada para o dia 6 de fevereiro. Depois das orientações, os voluntários começam a realizar as atividades que escolheram, durante uma hora por semana, na Santa Casa. 

“A misericórdia para com o próximo é o que nós devemos colocar em prática também nos hospitais, a exemplo da Santa Casa de Goiânia. É muito gratificante ver, no sorriso e na satisfação das pessoas, a materialização de uma iniciativa que nasce dentro dos nossos corações”, comenta a superintendente-geral da SCMG, a médica Irani Ribeiro de Moura. 

Coordenador do Voluntariado na Santa Casa, o psicólogo Roberto Ribeiro ressalta que, “mais do que um ato humanitário, o voluntariado nos permite vivenciar experiências únicas, que só a empatia, a solidariedade e a doação ao semelhante podem proporcionar tanto a quem se coloca à disposição como aos que recebem essa atenção, carinho e afeto”. 

Pacotes de biscoito, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, fraldas, roupas, brinquedos, livros para adultos e crianças, e cabelo humano são os principais itens que podem ser doados à Santa Casa de Goiânia. O hospital também está aberto à doações financeiras. Mais informações são disponibilizadas no telefone (62) 3254-4229. 

 

A sala do Voluntariado funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Rua Campinas, nº. 1.135, Setor Vila Americano do Brasil, em Goiânia. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa | Santa Casa de Misericórdia de Goiânia