BA: efeitos colaterais do tratamento de câncer são tratados no Hospital Santa Izabel

O tratamento do câncer pode ampliar o risco de surgimento de doença no coração. Os pacientes que apresentam problema cardiológico como consequência do tratamento contra o câncer já contam com um serviço especializado no Hospital Santa Izabel. Atualmente cem pacientes, oriundos do Sistema Único de Saúde, convênio e particulares, estão cadastrados no novo serviço, que associa cardiologia à oncologia durante e após o tratamento da doença.

Essa iniciativa de cardio-oncologia do Hospital Santa Izabel está em sintonia com dados epidemiológicos, estudos e pesquisas científicas que indicam maior incidência de problemas cardíacos em pacientes submetidos à quimioterapia e radioterapia. Com o objetivo de minorar tais danos, cardiologistas e oncologistas trabalham de forma integrada para atacar com precisão o tumor, afetando o mínimo possível o coração.

Segundo o cardiologista e diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel, Gilson Soares Feitosa, o Hospital Santa Izabel tem estabelecido há muito tempo um serviço de cardiologia bem implantado, capacitado para atender às varias demandas da cardiologia.

“Não é difícil, no entanto, entender que, do ponto de vista epidemiológico, outras áreas surgem com necessidades de serem atendidas na sua especificidade, como é o caso da oncologia, que já representa na população em geral uma expressão significativa de mortalidade e morbidade”, diz Gilson Feitosa, ressaltando ainda que o Santa Izabel providenciou criar um forte núcleo de oncologia, com suas modalidades terapêuticas.

O diretor de Ensino e Pesquisa do Santa Izabel afirmou ainda que, a rigor, verifica-se que muitos dos pacientes da quimioterapia ou da radioterapia, ou mesmo após a cessação desses tratamentos, surpreendentemente parecem ter a possibilidade de desenvolver cardiopatia mais do que a população em geral. “Talvez fruto do próprio tratamento”, diz o médico.

Interação – Ele acrescenta que a comunidade científica do Hospital Santa Izabel reagiu a esse desafio, criando uma área especifica de atuação, chamada de cardio-oncologia, sob a coordenação da médica Eline Lobo. “A Provedoria da Santa Casa da Bahia se sensibilizou com esses dados e estimulou a criação de um serviço nesses moldes, como se vê atualmente em centros avançados mundo afora e agora no Brasil começa a se estabelecer”, completou o cardiologista.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, reforça que o Hospital Santa Izabel não poderia deixar de atentar que a colaboração e a interação entre a cardiologia e oncologia ganhou notoriedade internacional nos últimos anos e têm contribuído para reduzir os efeitos adversos cardiovasculares e obter melhores resultados no tratamento do paciente com câncer.

“Nosso objetivo é acompanhar de perto a saúde cardíaca dos paciente em tratamento do câncer, ainda mais agora que os avanços da radioterapia e quimioterapia ampliaram a qualidade e a expectativa de vida das pessoas com câncer”, diz o provedor.

Fonte: Santa Casa da Bahia

Compartilhe: