Hospital Universitário (Unimar), Gota de Leite, Hospital Espírita e Santa Casa de Marília apoiam Movimento Nacional que terá início no próximo dia 29 de junho
O Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS – formado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), suas federações estaduais e os 50 maiores hospitais filantrópicos do país – lançou a campanha “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”, que pretende alertar os brasileiros para a condição financeira precária das instituições filantrópicas. Em Marília, a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU-Unimar), Maternidade e Gota de Leite, Hospital Espírita (HEM) e Santa Casa de Misericórdia de Marília preparam um ato público local, em parceria com o Comus (Conselho Municipal de Saúde).
Ações em diversos municípios do país estão programadas para o dia 29 de junho. Na ocasião, gestores dos hospitais locais vão esclarecer para autoridades e representantes dos vários setores da sociedade as dificuldades enfrentadas pela rede de atendimento e as consequências de um provável colapso do sistema para o SUS.
Nesta data, os hospitais filantrópicos e beneficentes de Marília realizarão, às 10h, na APM – Associação Paulista de Medicina, um encontro com a presença de lideranças da área da saúde, representantes da comunidade em geral e autoridades do Poder Público. Na oportunidade, os administradores hospitalares apresentarão informações sobre o cenário atual, o contexto de Marília no SUS, vão explicar as formas de financiamento e discutir medidas em busca de propostas locais para enfrentamento do problema que atinge todo o país.
A presidente do Comus e da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Baloni, lembra que não existe saúde pública sem os filantrópicos e beneficentes. “A Maternidade e Gota de Leite, como instituição que dedica 100% do seu atendimento ao SUS, apoia essa mobilização porque visa sensibilizar o governo quanto à necessidade de um olhar para o financiamento mais adequado dos prestadores de serviço. As Santas Casas e hospitais filantrópicos têm um papel importantíssimo na saúde do País”, pontua.
O diretor-presidente do HEM, Vicente Armentano Júnior, lembra que o financiamento insuficiente é uma ameaça à qualidade e à continuidade da assistência. “O Hospital Espírita de Marília é filantrópico que presta serviços ao SUS visando qualidade de atendimento aos seus pacientes e familiares. Há um bom tempo, a instituição vem apresentando dificuldades financeiras devida a baixa remuneração”, afirma.
Para o provedor da Santa Casa de Marília e conselheiro da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas), Milton Tédde, a mobilização é urgente. “Não podemos mais esperar. As medidas que tem sido adotadas até agora são paliativas. Precisamos de uma política de Estado para o financiamento da saúde, não de ações pontuais de governo”, alertou.
A mobilização também conta com o apoio da diretora superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva. A instituição integra a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo) e a dirigente participou das reuniões preparatórias para o Dia D Municipal de Mobilização pelo Acesso á Saúde.
O presidente da CMB e Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo), Edson Rogatti, pede união, a partir dos municípios. “Precisamos envolver os municípios, entidades de classe, Ministério Público, conselhos, sindicatos, organizações sociais, imprensa, profissionais da saúde, pacientes e voluntários locais para, por fim, buscar o apoio do congresso nacional”, explicou o dirigente.
Serviço:
Dia “D” Municipal do Movimento de Acesso à Saúde
Local: Auditório da APM – Av. Pedro de Toledo, 179
Horário: 10h
Fontes: Virgínia Baloni, Milton Tédde, Márcia Mesquita Serva e Vicente Armentano Júnior.
Contatos para a imprensa em Marília
Carlos Rodrigues – (14) 9 9794-9077
Célia Ribeiro – (14) 98148-3961