Ministro da Saúde encerra 30° Congresso da CMB

 

 

WhatsApp Image 2022 08 25 at 18.05.20

 

O encerramento do 30° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e 13º Congresso Internacional das Misericórdias, nesta quinta-feira (25), teve a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além do secretário-executivo da Pasta, Bruno Silva Dalcolmo e da secretária de Atenção Especializada da Saúde (SAES), Maira Batista Botelho. Os representantes do Ministério foram recepcionados pelo presidente da CMB, Mirocles Véras e pelo presidente da Confederação Internacional das Misericórdias (CIM), Manuel Augusto Lopes de Lemos.
Queiroga salientou que as instituições filantrópicas “não precisam de favor, precisam de remuneração justa e mudança no modelo (de remuneração) para que haja concorrência e entrega de qualidade ao cidadão brasileiro. Temos que valorizar quem entrega ao sistema de saúde”, disse. “Peço o apoio de vocês para construirmos um sistema de saúde que seja efetivamente sustentável e o direito a saúde concretizado”, completou.
Em sua fala, Véras lembrou que a CMB no último ano não mediu esforços para ser presente e atuante em todos os entraves e dificuldades das Santas Casas e hospitais filantrópicos. “Não apenas em representatividade, mas também em busca de soluções, parceiros e a cada pedra no caminho, estávamos lá, ouvindo, negociando, buscando diálogo, defendendo o interesse da população e a sustentabilidade das instituições”, falou. “Agradeço a presença do Ministro da Saúde e aproveito para agradecer a sala de atendimento do Ministério da Saúde que tivemos aqui durante o dia todo de ontem, com intensa participação dos hospitais. Obrigada a todos que aqui estiveram e que tenha sido uma experiência enriquecedora para todos”, finalizou.

Fotos: Renato Ferraz de Mesquita e Cristiano Nascimento