A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantropicas - CMB comemorou no dia 10 de novembro 46 anos de fundação. Entretanto, apesar de fazer parte da história da saúde no país, principalmente das vitórias, este ano há poucos motivos para comemorar devido a crise perene no setor.

 

Em 2009, o índice de endividamento dos hospitais aumentou ocasionando um ciclo de déficit financeiro na maioria das instituições. Um dos elementos originários do problema é a falta de incremento na Tabela de Procedimentos que coloca os hospitais em situação delicada: deixar de realizar o procedimento e não atender a população ou se endividar para garantir o atendimento de milhares de brasileiros. Não há dúvidas quanto as nossas escolhas, o resultado está aí: vários hospitais com risco iminente de fechamento.

Neste aniversário, aproveitamos a oportunidade, para reforçar o compromisso da CMB com os Hospitais sem fins lucrativos e Federações Estaduais em defesa de um setor financeiramente equilibrado para garantir um dos direitos do cidadão brasileiro: o direito universal à saúde”, afirmou o presidente da CMB, Antonio Brito.

Faça login em sua conta