reuniao2 camara

O presidente da CMB, Mirocles Véras, participou, na tarde desta quarta-feira (24), de sessão realizada pela Frente Parlamentar de Apoio a Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, na Câmara Federal.

Coordenada pelo deputado Antonio Brito e composta por 248 deputados e 18 senadores, a reunião discutiu a situação das instituições no setor neste período de pandemia da Covid-19, além de debater a necessidade de se agilizar operações de crédito em prol das entidades.

Representando os 1.820 hospitais filantrópicos do país, Mirocles Véras agradeceu ao parlamento pela aprovação de projetos, no ano passado, que auxiliaram as instituições, como o que destinou recursos emergenciais e pediu a continuidade do apoio para propostas que ainda estão em tramitação, entre as quais a que prorroga até 31 de dezembro de 2020 a suspensão do cumprimento das metas contratualizadas com a garantia dos repasses na integralidade dos recursos do SUS à todas as Santas Casas e hospitais filantrópicos.

Em sua fala, o presidente da CMB ressaltou a magnitude de trabalho das instituições e a necessidade de maior reconhecimento.  “Os hospitais filantrópicos representam 50% dos atendimentos da média complexidade, 70% da alta, oferece 169 mil leitos ao SUS, 23 mil leitos de UTI, estamos em 819 municípios como única unidade hospitalar e geramos mais de 1 milhão de empregos”, listou. “Se não fossem nossas entidades, o SUS, na área hospitalar, não existiria”, completou.  

Diante das dificuldades financeiras enfrentadas e que colocam riscos à prestação de serviços, Véras ressaltou a urgência de trabalhar pela sustentabilidade do setor, por meio de proposta criada pela CMB. “Tenho certeza que terei apoio dos deputados e senadores, que nos juntemos para discutirmos o projeto de sustentabilidade de forma definitiva”.

Faça login em sua conta