WhatsApp Image 2020 11 17 at 09.22.11

O CMB Online de segunda-feira (16/11) teve como convidado o economista e professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Francisco Funcia, que falou sobre as perspectivas do orçamento público de 2021 para a saúde. A Diretora de Assuntos do SUS na CMB e presidente da Federassantas (Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais), Katia Rocha; e o Diretor Geral da CMB, Mário César Homsi Bernardes, fizeram a abertura do encontro virtual.

“Queremos mostrar para a sociedade o que acontecendo com o setor hospitalar”, salientou Katia.Funcia ressaltou que a discussão proposta pelo CMB Online “abre a possibilidade de pensar juntos o que fazer, porque o cenário é bem preocupante”.

O especialista apresentou um roteiro da trajetória do subfinanciamento do SUS e ações necessárias para impedir o desfinanciamento, como a busca por novas fontes exclusivas de financiamento do SUS e aprimorar a gestão da dívida ativa. 

“O SUS é resultado de um processo de construção coletiva da sociedade e isso faz com que entre todos aqueles que estão atuando em torno do SUS e dentro dele, também estabeleçam um método de diálogo permanente para a troca de ideias, construção e incorporação para aquilo que caracteriza a própria complexidade dos sistema”, disse o especialista. “O SUS consegue fazer muito com pouco recurso, por isso merece mais recursos para fazer muito além”, completou.


Assista ao CMB Online, acesse: https://youtu.be/FQjC11FkE90

Faça login em sua conta