foto2

O presidente da CMB, Mirocles Véras, participou na quinta-feira (20/8), do episódio da minissérie “Nosso SUS”, promovido pela Agência dos Servidores, e cujo tema foi “O Congresso Nacional e o SUS”. A Confederação é composta por 16 Federações Estaduais e representa todos os 1.804 hospitais sem fins lucrativos do país.

A atividade reuniu outros convidados: o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB/MA), da Frente Parlamentar Congresso Nacional pelo Fortalecimento do SUS; a presidente da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e médica epidemiologista, Gulnar Azevedo e Silva, e o secretário-geral da FENAM (Federação Nacional dos Médicos), Carlos Fernando Silva.

Mirocles ressaltou a importância do setor filantrópico no atendimento do SUS, responsável por 50% das demandas do Sistema Único de Saúde e 70% da assistência de alta complexidade. Em quase 1.000 municípios essas instituições são os únicos equipamentos de saúde, atendendo a todas as classes sociais.

“Nós somos a base do SUS na área hospitalar, atendemos a maioria dos brasileiros, mas nossos hospitais enfrentam muitas dificuldades financeiras, com o déficit de financiamento de até 60% menor do que o custo de suas atividades. Estamos trabalhando para que o SUS tenha sustentabilidade e coloco aqui a importância de nós discutimos a questão do financiamento para que isso ocorra”, falou o presidente da CMB.

Assista ao debate na íntegra no link: https://www.youtube.com/watch?v=bt8KXpLWT3Y

Faça login em sua conta