73399723 3011369922213514 8000486185010987008 nNesta segunda-feira, 18, representantes de hospitais filantrópicos de São Paulo se reuniram no 2º Fórum Somos SUStentáveis. Realizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), o evento movimentou o Centro de Convenções Rebouças, com objetivo de mostrar a necessidade de ampliação do programa estadual Santas Casas Sustentáveis, que traz auxílio financeiro às instituições. O encontro contou com cerca de 600 pessoas, entre provedores, presidentes, diretores, administradores e gerentes hospitalares, coordenadores de área, além de autoridades de governo, como o secretário adjunto da Secretaria do Estado da Saúde, Alberto Kanamura; do presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Itamar Borges; e do presidente da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, Cauê Macris. A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) também marcou presença, na pessoa do diretor geral da Mário Sérgio Homsi, representando o presidente da enitidade, também presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

A eficiência do Programa Santas Casas Sustentáveis foi evidenciada em apresentações de hospitais que integram a ação e que, por meio dela, conseguiram aprimorar o atendimento à população, mesmo diante das dificuldades econômicas do setor. A Fehosp tem atuado intensamente junto ao Legislativo e Executivo estadual, em pleito pela atualização dos valores do projeto e para que a iniciativa contemple novos hospitais, principalmente os de menor porte, que sofrem ainda mais com a falta de recursos. Para isso, pedem o acréscimo de 0,6% ao orçamento destinado à Saúde em 2020, para encaminhamento exclusivo à ação.

No Estado de São Paulo, das 612 instituições que prestam serviço ao SUS (Sistema Único de Saúde), 362 são filantrópicas, segundo o DataSUS. Ou seja, quase 60% do atendimento público depende dessas entidades, sendo que há municípios onde a assistência hospitalar é realizada exclusivamente por essas unidades. Apesar da magnitude do serviço prestado, a tabela SUS não é reajustada há mais de 15 anos, colocando em risco a continuidade do trabalho das entidades.

Sala Técnica

Pela primeira vez, o 2º Fórum Somos SUStentáveis da Fehosp apresentou em sua programação a Sala Técnica, onde representantes das entidades filantrópicas puderam tirar dúvidas sobre o Programa Santas Casas SUStentáveis e debater questões relativas à gestão, para otimização do trabalho. A atividade foi conduzida por Tanira Gomes de Toledo Barros e Nelson Yatsuda, da Secretaria de Saúde do Estado; Domingos Guilherme Napoli, gerente médico da CROSS; Marcelo Carnielo, diretor técnico da Planisa e; Fátima da Conceição, gerente técnica da Fehosp.

Premiações

Ainda, durante o evento, cases de hospitais inclusos no programa foram expostos em banners, mostrando o antes e depois da integração à iniciativa. Ao final, três foram escolhidos e premiados com troféu, em reconhecimento ao resultado conquistado, nas categorias Sustentabilidade, Qualificação da Gestão e Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente.

Calendário

Dez 2019
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

envelope 
Assine o nosso informativo eletrônico:

Nome:   Email:   Empresa:   

Faça login em sua conta