A Confederação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB realizará, de 19 a 21 de agosto, em Brasília, o XVIII Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, cujo tema central é "Saúde e a Constituição: 20 anos em reflexão". O evento reunirá representantes das três esferas de poder, do segmento filantrópico de saúde e de organizações de classe para discutir a situação da saúde no país e propor soluções viáveis. 
 

Durante o primeiro dia, 19 de agosto, a Rede Saúde Filantrópica, departamento de operadoras de planos de saúde da CMB, promoverá discussão de temas relevantes ao segmento. À tarde, questões legais envolvendo as Entidades Filantrópicas, em especial as intervenções realizadas pelo Poder Público, vínculos trabalhistas, negociações com sindicatos e trabalhadores, cooperativas de trabalho médico, entre outros, serão esclarecidas.  
 
Dia 20 de agosto, as mesas temáticas abordarão o dia-a-dia do Sistema Único de Saúde (SUS), analisando seus avanços e dificuldades nesses 20 anos de implantação, e a evolução da prestação de serviços da Rede Filantrópica de Saúde e sua relação com o governo.
 
No último dia do evento, 21 de agosto, as discussões serão norteadas pelo financiamento do setor e o Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantrópicos – Mais Gestão. "O financiamento das atividades desenvolvidas pelas instituições filantrópicas da saúde, diante do cenário atual de defasagem de valores pagos pelo SUS e, algumas vezes, desperdício de recursos, torna-se uma "missão de guerra" para os gestores dos hospitais. Por isso discutiremos o orçamento do Ministério da Saúde em 2008, a possível revisão dos valores da Tabela de Procedimentos do SUS e a aplicação dos recursos provenientes do Concurso de Prognóstico Timemania", afirmou o presidente da CMB, Antonio Brito.
 
A abertura oficial do XVIII Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que acontece no dia 19 de agosto, às 20h, no Clube do Exército, será realizada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Na oportunidade o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, receberá a Comenda da Ordem do Mérito das Misericórdias por estar à frente do principal órgão de defesa da Constituição Federal e dos direitos dos cidadãos, inclusive o direito universal à saúde. O evento será restrito à convidados.

Calendário

Jun 2020
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

envelope 
Assine o nosso informativo eletrônico:

Nome:   E-mail:   Empresa:   

Faça login em sua conta