CMB 45 anos

CMB 45 AnosEm 1963, o conceito de ajudar e guiar o desenvolvimento e a mudança social, preocupando-se com o cidadão, passou por uma transformação política. Por ocasião das comemorações do quarto centenário da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, naquele ano, a data foi escolhida para a fundação da Confederação das Misericórdias do Brasil, posteriormente nominada Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).

A instituição surgiu com o objetivo de atuar em defesa, proteção, representação e assistência dos interesses sociais e econômicos das entidades confederadas, além de colaborar com os poderes públicos na elaboração de políticas voltadas à solidariedade humana, social e econômica, diretrizes que ainda norteiam sua atuação.

Após 45 anos, a CMB é composta por 2.100 instituições hospitalares filantrópicas filiadas, 14 federações estaduais, 6 membros de diretoria, 6 membros no conselho fiscal e 8 funcionários. Por isso, hoje, aceitamos um novo desafio: a melhoria da gestão nos hospitais filantrópicos, através do Programa Mais Gestão. Demonstrando, dessa maneira, o avanço rumo às tendências de redução de desperdícios e capacitação humana essenciais para a sobrevivência das instituições que, infelizmente, sofrem com a falta de recursos financeiros.

Mas é tempo de enaltecer vitórias. Por isso, nesta edição, lançaremos o nosso selo comemorativo e apresentaremos o tema do XVIII Congresso Nacional, a ser realizado em Brasília. Que venham mais 45 anos!

Antonio Brito
Presidente da CMB