Conheça a campanha Salvando Vidas
Lançada no início de maio, a campanha de financiamento coletivo Salvando Vidas, realizada pelo BNDES, em parceria com a CMB e outras entidades, tem como principal objetivo fornecer equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde que têm atuado na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
O Salvando Vidas é uma ação que soma recursos não reembolsáveis do BNDES Fundo Social ao financiamento coletivo – doações diretas e campanha de arrecadação com pessoas físicas e jurídicas – por meio da plataforma de matchfunding no site www.benfeitoria.com/salvandovidas.
A cada R$ 1 doado pela sociedade civil ou por empresas, o BNDES aportará mais R$ 1 no projeto, até o limite de R$ 50 milhões. Assim, o Banco dobrará o apoio da população, chegando à R$ 100 milhões. Esse valor possibilitará suprir a demanda de mais de mil hospitais de todas as regiões do Brasil por 2 meses, tempo importante para aguardar o mercado se estabilizar diante dos desequilíbrios de oferta e demanda.
A CMB disponibiliza peças e materiais de divulgação para reforçar a campanha. Os hospitais podem solicitar esses conteúdos para compartilharem e endossarem essa corrente bem, para que a meta seja alcançada e mais entidades beneficiadas.
O Salvando Vidas envolve diversas parcerias:
BNDES – Maior patrocinador do projeto e atua na captação de recursos e no acompanhamento de todo o processo.
CMB – Faz o dimensionamento junto às instituições de saúde, dos bens e serviços mais críticos à prevenção e combate à Covid-19, bem como dos hospitais a serem beneficiados.
Benfeitoria – Plataforma de crowdfunding responsável por receber e centralizar as doações para a campanha, bem como pela criação dos materiais e ações de mobilização.
SITAWI – Com o apoio da Benfeitoria, faz a gestão dos recursos financeiros, a prestação de contas e aquisição dos itens e a coordenação da campanha.
Bionexo – Disponibiliza sua plataforma de tecnologia para avaliação e cotação de preços junto a mais de 10 mil fornecedores e atua no acompanhamento junto com a CMB das entregas individualizadas em cada instituição de saúde.
Critérios
A campanha abrange entidades beneficentes ou filantrópicas de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS), vigente em 27/04/2020, constante da lista apresentada pela CMB. Dentre os requisitos para concessão do CEBAS pelo Ministério da Saúde, a entidade deverá comprovar a oferta de pelo menos 60% de internações hospitalares e atendimentos ambulatoriais aos usuários do SUS.
São priorizadas para o recebimento das doações as entidades que atendem os seguintes critérios:
– Entidades inseridas em municípios com maior taxa relativa de mortes advindas de Covid-19 por 100 mil habitantes;
– Entidades inseridas em macrorregião de saúde das redes estaduais com maior taxa de ocupação de leitos SUS, no nível de precisão disponibilizado pelas Secretarias Estaduais de Saúde e consolidado no Portal SIVEG-GRIPE;
– Priorização de entidades com maior incidência nos dois critérios acima (multiplicação das duas taxas relativas).
Observação: considerando o caráter específico do atendimento realizado pelos hospitais especializados, de menor aderência ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, tais instituições serão beneficiadas somente após o atendimento integral dos hospitais gerais.
Prestação de contas
Até o momento, o projeto Salvando Vidas arrecadou mais de R$ 130,8 milhões, até dezembro de 2021.
Confira a lista dos hospitais contemplados:
1ª doação: Confira aqui a lista.
2ª doação: Confira aqui a lista.
3ª doação: Confira aqui a lista.
4ª doação: Confira aqui a lista.
5ª doação: Confira aqui a lista.
6ª doação: Confira aqui a lista.
7ª doação: Confira aqui a lista.
8ª doação: Confira aqui a lista.
9ª doação: Confira aqui a lista.
10ª doação: Confira aqui a lista.
11ª doação: Confira aqui a lista.
12ª doação: Confira aqui a lista.
13ª doação: Confira aqui a lista.
14ª doação: Confira aqui a lista.