8º Seminário Femipa debaterá possíveis soluções para crise do financiamento

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) promove a oitava edição do Seminário que se tornou referência nacional para o setor de saúde filantrópico. Com o tema “Todos unidos pela saúde da população”, o encontro pretende promover o debate em torno de questões como a permanente crise de financiamento instalada no setor hospitalar e as possíveis soluções, a judicialização da Saúde, novos modelos de contratação e remuneração de serviços, entre outros assuntos atuais. As salas temáticas terão foco na enfermagem, em recursos humanos e na gestão hospitalar. O evento vai acontecer na Associação Médica do Paraná, em Curitiba (PR).

A primeira palestra do Seminário, na quinta-feira, será “O setor hospitalar continua em crise! Todos em busca de alternativas para ampliar o financiamento do setor e garantir o atendimento à população”. Em seguida, os presentes poderão acompanhar o tema “Parcerias: políticas e programas federais, estaduais ou municipais que impulsionam melhorias na cobertura do atendimento, na segurança, na qualidade e no valor dos serviços prestados”. Antes do coquetel de confraternização, o último painel do dia vai abordar “A judicialização da Saúde – causas, critérios e consequências”.

Na sexta-feira, último dia do evento, além dos três painéis os presentes poderão participar de um sorteio de prêmios e um coquetel de encerramento. O primeiro assunto do dia será “Novos modelos de contratação e remuneração de serviços”. Em seguida, o painel trará o tema “As intervenções que promovem a gestão baseada em evidências, a implementação da inovação e melhoria operacional dos hospitais”. Para finalizar, o assunto será “Causas e consequências da mudança organizacional e de financiamento com inovação em saúde pública para atender às novas demandas”.

“A programação ampla certamente vai beneficiar os profissionais dos diferentes setores dos hospitais de forma complementar e enriquecedora. Participar desse evento é ter acesso a um conteúdo atualizado e de qualidade, tudo para melhorar os processos dos nossos hospitais e garantir um ótimo atendimento à população”, reforça Luiz Soares Koury, presidente da Femipa.

O evento tem co-realização da Unimed-PR, patrocínio da Itaipu Binacional, Apoio Cotações, MV e Taisei e co-patrocínio de Wareline, Bionexo, Air Liquide e Sismatec.

O 8º Seminário Femipa também terá o apoio de Niwa Advogados, Formathos e Dinatec, além do apoio institucional da AMP, CPES-Unifesp, Universidade Positivo, CCFB, FAE, CMB e Sindhosfil. Para mais informações e inscrições, acesse o hotsite do evento: www.seminario.femipa.org.br.

Programação paralela complementar
Ainda como parte da programação do evento, o 8º Seminário Femipa vai realizar a segunda edição do Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa, que ano passado reuniu profissionais dos principais hospitais afiliados do Estado e debateu as dificuldades e os caminhos no trabalho de divulgação das ações dos hospitais.

Outra atração será o “Parlons Santé”, fórum promovido pela Câmara de Comércio França Brasil (CCFB – Comissão de Saúde) e FAE Business School, que este ano será realizado dentro da programação do Seminário Femipa. Mais informações em breve.

Salas temáticas terão foco em Enfermagem, Recursos Humanos e Gestão Hospitalar
Serão três salas temáticas, das 08h30 às 12h30, em cada um dos dias. No dia 22, os temas tratados serão “Enfermagem – formação, qualificação e turnover”; “Recursos humanos – as políticas que impactam na gestão de pessoal”; e “Gestão Hospitalar”. No dia 23, os assuntos serão “Transposição de receitas de Mat/Med para diárias e taxas”; “A visão do controle social do setor da Saúde no Paraná”; e “Hotelaria hospitalar – trabalhando em sintonia para atender ao paciente”.

Temas jurídicos terão evento especial
O evento terá uma grande novidade na edição deste ano: o 1º Fórum de Direito da Saúde da Revista Brasileira de Direito da Saúde (RBDS), que acontecerá no dia 23 de outubro, das 08h30 às 18h, simultaneamente ao evento principal.

Com o objetivo de levar aos participantes novos conhecimentos sobre os temas atuais e relevantes para a Saúde, o 1º Fórum de Direito da Saúde da RBDS vai disponibilizar uma programação exclusiva para estudantes e profissionais que atuam na área de Direito. Os interessados poderão enviar artigos e resumos acerca do tema “Direito da Saúde”. Os materiais serão selecionados para serem apresentados no evento. Por fim, farão parte dos anais do Fórum em divulgação digital. O edital com as regras para o envio de artigos e resumos já está no site do 8º Seminário, na programação do Fórum.

O encontro, que é uma realização da Femipa e conta com o apoio da Universidade Positivo – Pós-Graduação em Direito da Saúde, vai ocorrer no miniauditório da Associação Médica do Paraná (AMP). Pela manhã, das 08h30 às 12h30, os participantes poderão ver a apresentação dos trabalhos científicos e assistir às palestras sobre “PPP no setor da Saúde”, do dr. Fernando Borges Mânica; “Desafios de custos na Saúde”, do dr. Clenio Jair Schulze; e “Repercussões diante da portaria da NR-32”, do dr. Edison Ferreira da Silva. Após o almoço, três palestras estão programadas: “Terceirização na Saúde e o futuro – tudo a ver?”, a ser realizada pelo dr. Josenir Teixeira e a Dra. Sueli Filippetto; “As dificuldades de implantação de políticas públicas na Saúde”, explanada pela Dra. Ana Lucia Pretto Pereira e pelo dr. Carlos Lorga; e “Direito e Saúde: desafios e perspectivas”, que será proferida pelo dr. Gabriel Schulman.

1º Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde
Este ano, o Seminário contará com um dia dedicado à tecnologia da informação. Durante o 1º Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde, que acontecerá no dia 23 de outubro, o objetivo é mostrar que a tecnologia de informação em Saúde não se resume apenas à utilização de softwares como ferramentas de gestão e gerenciamento das atividades do hospital. Hoje, o grande volume de informações gerado pela prestação de serviço, atendimento do paciente, imagens digitalizadas, acesso remoto, arquivos, entre outros, deve ser tratado com responsabilidade e capacidade técnica para auxiliar na tomada de decisão. E é isso que o Fórum vai discutir.

Os primeiros trabalhos, que acontecerão na parte da manhã, vão promover a discussão acerca dos temas “S.A.M.E. – Digital”, “Assinatura Digital” e “Cloud”. À tarde, os participantes vão acompanhar palestras sobre “A importância do cuidado no gerenciamento da consolidação de informações” e “IBM”. O último tema do encontro ainda não foi definido.

O 1º Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde vai acontecer a partir das 08h30, no miniauditório da Associação Médica do Paraná (AMP).

Feira
A Feira de Produtos e Serviço Médico-Hospitalares e Tecnologia, que acontece paralela ao Seminário Femipa, vai contar com a participação das seguintes empresas: Apoio Cotações, Taisei, Wareline, Bionexo, Sismatec, Air Liquide, MV e Itaipu. Além das novidades em produtos e serviços para o segmento, o contato com os expositores é uma oportunidade de iniciar novas negociações e conhecer os principais fornecedores desse mercado.

O 8º Seminário Femipa e os eventos que compõem a programação contam com a corealização da Unimed Paraná, apoio da Dinatec, da Formathos, do escritório Niwa&Advogados Associados, da Planisa e da Proinvest.

Também apoiam a realização do evento a Associação Médica do Paraná (AMP), a Câmara de Comércio França-Brasil, a Confederação das Santas Casas (CMB), a Fehosp, o Sindhosfil, a Unifesp, a Universidade Positivo e a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Rio Grande do Sul.

Fonte: Femipa

Compartilhe: