A CONFEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA, HOSPITAIS E ENTIDADES FILANTRÓPICAS – CMB reuniu-se no dia 28 do mês de março de 2005 em Assembléia Geral para promover a eleição da sua Diretoria Executiva para o triênio 2005/2008.
O evento foi muito concorrido, registrando-se a presença maciça dos presidentes das Federações Estaduais, diretores, dirigentes de hospitais e convidados.
Apenas uma chapa de consenso foi registrada e acabou sendo eleita por aclamação, estando assim constituída:
-
DIRETORIA EXECUTIVA
Diretor Presidente: Antônio Luiz Paranhos Ribeiro Leite de Brito (BA)
Diretor Vice-Presidente: Deputado Darcísio Paulo Perondi (RS)
Diretor Tesoureiro: Pe. Niversindo Antônio Cherubin (SP)
Diretor Jurídico: José Reinaldo Nogueira de Oliveira Júnior (SP)
Diretor Secretário: Saulo Converso Lara (MG)
-
CONSELHO FISCAL
Membros efetivos:
Maria da Glória Fernandes Coelho (Irmã Rita Cecília Coelho) (GO)
Maria de Lourdes Silva (RJ)
Rubens Travitzky (SP)
Membros suplentes:
Mirócles Campos Veras Neto (PI)
Ricardo Minotto (RS)
Maçazumi Furtado Niwa (PR)
Compõem, também, a Diretoria Executiva, na qualidade de Diretores Estaduais, todos os presidentes, em exercício, das federações e de sindicatos filiados à CMB, não se sujeitando ao processo eleitoral.
Eleita a nova Diretoria, o deputado federal Pe. José Linhares fez um relato da sua administração duran-te o período em que presidiu a CMB. Iniciou dizendo: “Ao término de doze anos de mandato, confiados a mim e aos que comigo perlustraram esta longa jornada, cumpre-nos fazer uma escalada no tempo e a título de súmula de nossas atividades, legarmos aos presentes e aos pósteros retalhos de uma história, construída com muitas lutas, alguns fracassos e um saldo positivo na conta corrente da nossa CMB”. Ênfase foi dada aos avanços expressivos no desenvolvimento da missão da CMB, sendo que no plano patrimonial a maior conquista foi a aquisição da sede própria.
Momentos de indisfarçável emoção se alternaram com a exposição técnica, pois fatos históricos e de grande importância na vida da CMB foram lembrados. Terminada a sua fala o Padre Zé foi homenageado pelos funcionários da CMB, com a entrega de uma placa contendo mensagem de profundo reconhecimento e de agradecimento. Foi carinhosamente abraçado por todos, num momento de rara emoção.
Luciana Santana entregando ao Pe. Zé a placa sob o olhar de Perondi
À noite um coquetel de confraternização foi oferecido ao Padre Zé nas dependências do Bay Park Resort Hotel, onde compareceram os seus pares de diretoria, amigos, autoridades e funcionários.
A Federação da Bahia, presidida pelo Dr. Antonio Brito e ora eleito presidente da CMB, prestou em nome dasdemais federações estaduais uma singela homenagem ao deputado José Linhares, sob os aplausos do vice-presidente Darcísio Perondi.
O Dr. Jorge Solla, Secretário de Atenção à Saúde, também se fez presente e entregou ao Padre Zé uma carta do Ministro da Saúde, Humberto Costa, destacando a atuação da CMB e a contribuição dada pelo deputado Linhares ao setor hospitalar por ele representado.
O vice-presidente Darcísio Perondi fez um eloqüente discurso destacando pontos importantes da atuação do presidente Linhares, especialmente a coragem, abnegação e persistência na representação das santas casas e dos hospitais sem fins lucrativos, sem nunca se abater diante das dificuldades sempre crescentes. Destacou os avanços e benefícios conseguidos para a melhoria dos hospitais e das condições assistenciais à população alvo e, finalmente, as qualidades marcantes da personalidade do Padre Zé. Disse que ele não poderá jamais se afas-tar da CMB e do movimento hospitalar filantrópico, pois a sua contribuição será sempre de muita valia para o seguimento.
Diante dessas manifestações de carinho, não teve como o presidente Linhares não se manifestar. Agradeceu, novamente, a contribuição e apoio dos seus pares de diretoria, especialmente ao deputado Perondi, companheiro de todas as lutas empreendidas na defesa dos hospitais, falou da sua experiência pessoal como parlamentar e como presidente da CMB. Enfim, deu uma autêntica aula de oratória.
Humberto Antunes, Antonio Brito, Padre Zé e Charles London
No dia seguinte (29) todos voltaram a se reunir para discutir importantes assuntos que estão a preocupar os dirigentes dos hospitais sem fins lucrativos: as intervenções em hospitais por gestores do SUS; a crise financeira que afeta a maior parte da rede de prestadores de serviços ao SUS; a falta de perspectivas para uma revisão adequada e necessária das tabelas do SUS; os efeitos da Medida Provisória 232 sobre os prestadores de serviços de saúde; a discussão das atribuições do CNAS e a possibilidade de se promover alterações na legislação da filantropia; a tramitação das ações judiciais contra a ilegal conversão da URV em 1994; entre outros.
Foi um dia de muito trabalho e muita discussão, não faltando sugestões sobre o encaminhamento de cada uma das questões pautadas. Decisões importantes foram tomadas e já começaram a ser colocadas em prática.
A solicitação de audiência ao Ministro da Saúde foi encaminhada no próprio dia e deverá acontecer dentro de duas ou três semanas.
Um grupo de trabalho vai dar seqüência aos estudos técnicos para a preparação de propostas sobre a atualização das tabelas de remuneração do SUS para ser apresentada a área técnica do Ministério da Saúde. Também estará aprofundando estudos sobre a Política Nacional dos Hospitais de Pequeno Porte e a proposta de contratualização para os hospitais universitários de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, sendo que em ambos os casos os resultados esperados não foram alcançados.
Antonio Brito e os seus colegas eleitos para a Diretoria Executiva da CMB decidiram pela imediata realização de algumas reuniões regionais, sendo a primeira com os dirigentes de hospitais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Para-ná, provavelmente no dia 11 de abril, em Curitiba, para conhecer mais profundamente a situação desses hospitais
Ex-presidente Linhares ao lado do presidente eleito Antonio Brito
O ex-presidente Linhares passa agora a integrar o Conselho Consultivo da CMB, junto com outras personalidades de vulto na história da saúde do nosso País. De forma muito descontraída e brincalhona prometeu ao presidente eleito, Antonio Brito, ajudá-lo em tudo que for possível, especialmente nas questões de interesse da CMB e de seus hospitais associados que vierem a tramitar na Câmara dos Deputados.
Antonio Brito agradeceu ao Padre Zé reafirmando ser imprescindível para a sua Diretoria o apoio e o prestígio do ex-presidente.