Memorial JK

A

missão histórica dos filantrópicos na Saúde vem representada, no 28º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, pelo Memorial JK, monumento situado em Brasília, que reúne peças do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, fundador da capital brasileira.

O monumento foi considerado especial para esta edição comemorativa do Congresso, quando se celebra os 55 anos de representatividade da CMB, e os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com a parceria dos hospitais sem fins lucrativos, uma vez que JK representa, para o país, o pioneirismo, a audácia e a coragem de mudar, de criar e de adaptar a gestão à necessidade.

Assim também são as santas casas e hospitais filantrópicos brasileiros: contamos uma história marcada por uma missão genuína de acolhimento, de apoio aos mais necessitados, unindo-nos com um propósito único de garantir o acesso e o atendimento de saúde à população.

Foi neste contexto que nasceu a CMB e, por meio da união dos hospitais, ela se fortaleceu, tornando-se a voz do segmento filantrópico da Saúde junto às três esferas de Poder, contando com a representatividade também de suas Federações.

Mostramos, ainda, que é preciso fortalecer essa rede de hospitais, que tem sido parceira da Saúde Pública desde antes da criação do SUS, mas que não tem recebido o devido reconhecimento, especialmente quando se trata de seu financiamento.

Como JK, acenamos para o futuro e vislumbramos no horizonte novas possibilidades que representem, afinal, a sustentabilidade da Saúde como um todo.

.