19 08 19 bahiaAcreditação Canadense orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança.

Referência de boas práticas em qualidade e segurança do paciente, a Santa Casa da Bahia preencheu agora mais um capítulo de vitória em sua história, desta vez conquistando a certificação QMentum International Diamond do Hospital Santa Izabel (HSI).

A acreditação canadense é aplicada em mais de 30 países, orientando e monitorando os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente.

A cerimônia que oficializou a certificação aconteceu recentemente no auditório da instituição, com a presença dos gestores da Santa Casa, médicos, enfermeiros e demais colaboradores do hospital.

O Santa Izabel, que já possui o selo de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), agora recebe o certificado que atesta práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais.

O modelo da acreditação Qmentum International Diamond possui as seguintes diretrizes de avaliação: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade do cuidado, efetividade e eficiência.

De acordo com o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, a conquista do selo internacional reforça o compromisso da instituição em investir de forma contínua na adequação e melhoria dos processos internos do HSI, como forma de garantir a maior segurança e qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar. 

“É importante destacar que nosso trabalho cultural e social teve um diferencial nessa avaliação. Nem todo mundo tem esse patrimônio todo para mostrar. O patrimônio nosso não é simplesmente o patrimônio imobiliário e o dinheiro em caixa, mas é o patrimônio de uma cultura de 470 anos que a gente vem preservando, ampliando e aprimorando”, afirmou o provedor.

A líder da auditoria, Carla Pertrini explica que a instituição precisou enfrentar desafios ao longo de quase dois anos para cumprir com as metas e diretrizes da QMentum, mostrando parceria, transparência e maturidade capazes de aperfeiçoar continuamente os processos assistenciais.

"Identificamos a capacidade de investimento em tecnologia. Muitas vezes a dificuldade na gestão financeira deste tipo de serviço corrompe e não gera possibilidade de recursos para investir, incentivar ensino e pesquisa, trazer benefícios para a própria instituição. E aqui essa capacidade e eficiência na gestão financeira é fortíssima e precisa ser pontuada, valorizada”, argumentou a líder.

Outros quesitos destacados pela auditoria em sua avaliação, realizada entre os dias 24 e 26 de julho, foi o uso da filosofia Lean, o relacionamento com a comunidade parceira e a linha de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio(IAM).A acreditação envolveu a melhoria de fluxo e um processo de educação, entendimento, integração e relacionamento entre as equipes profissionais. 

AcreditaçõesA Santa Casa da Bahia, por demonstrar cultura organizacional de melhoria contínua na gestão, alcançou em 2015 uma das mais conceituadas certificações de qualidade de saúde do Brasil para o Hospital Santa Izabel, a acreditação com excelência - Nível 3, através da metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 Em agosto de 2017, o pioneiro hospital foi nomeado como novo integrante QMentum International IQG. Para obter a certificação, o Hospital Santa Izabel passou por uma criteriosa avaliação, desde então. 

"Estamos muito felizes com a capacidade e dedicação de nossos colaboradores para reforçar os padrões de qualidade e excelência na assistência à saúde e alcançar essa acreditação, que é tão relevante para o reconhecimento à eficiência da assistência prestada pelo Hospital Santa Izabel", avaliou o diretor Técnico Assistencial da unidade, Ricardo Madureira.

Buscando superar-se a cada novo desafio, a entidade ampliou, este ano, os investimentos para implementar novas soluções tecnológicas com capacidade de melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente e transformar o Hospital Santa Izabel no primeiro hospital digital da Bahia.

A expectativa é conquistar ainda este ano outro selo de peso: o Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7, restrito a menos de sete hospitais brasileiros, considerada uma das mais importantes metodologias que auxiliam no processo de transformação digital de hospitais. 

Reconhecido pelos ministérios da Educação e Saúde como Hospital de Ensino, o Santa Izabel completa este ano 126 anos no atual endereço no bairro de Nazaré, onde consolidou-se como centro de referência em atendimentos de alta complexidade, especialmente nas áreas de cardiologia, oncologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria e neurologia, dentre 39 especialidades.

Sobre o Hospital Santa Izabel

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelênciaemitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho.O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.

envelope 
Assine o nosso informativo eletrônico:

Nome:   Email:   Empresa:   

Faça login em sua conta