Cesar femerjO 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos começa amanhã, 13 de agosto. Encerrando a agenda programada de entrevistas com os presidentes das federações estaduais, a CMB traz a palavra do presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio de Janeiro, César Augusto de Oliveira Paim. O dirigente carioca vê o evento como uma oportunidade de construção de propostas de soluções para o segmento e salienta a importância dos 3 eixos temáticos para a entidade: Governança, Sustentabilidade e Relacionamento. O Congresso acontece até o dia 15 de agosto, em Brasília. Programação e mais informação no site www.cmb.org.br/congresso.

Paim destaca a representatividade do setor filantrópico no atendimento ao SUS e que o segmento sofre com as mudanças de governo, precisando sempre mostrar o seu valor. “Neste contexto, fica à espera da 'nova' política de governo e promessas, restando à renovação das esperanças e expectativas de melhoria no cenário da saúde do país”. Nas últimas décadas, a falta de uma política de Estado consistente, clara e perene para o setor construiu um cenário em que as organizações filantrópicas agonizam, principalmente pelo financiamento insuficiente. Segundo o presidente, o endividamento é a realidade da grande maioria. As OSS – Organizações Sociais de Saúde, também representadas pela Federação, passam por situação semelhante. “Além do desafio de administrar organizações complexas que são os hospitais e serviços de saúde, os gestores precisam garantir no dia a dia a sustentabilidade dos serviços”, completa.

A Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Estado Rio de Janeiro representa 89 entidades. No Rio de Janeiro, 37% dos municípios dependem dos atendimentos em saúde, principalmente na atenção hospitalar, prestados pelas filantrópicas. A FEMERJ tem a missão de congregar, representar e promover ações para o desenvolvimento destas instituições e fortalecimento do segmento no Estado do Rio de Janeiro. O dirigente finaliza sua fala com uma chamada para o evento “O Congresso anual da CMB já faz parte da agenda do setor saúde nacional. Além do aprendizado, troca de experiências, conhecimentos e networking para os gestores e trabalhadores do segmento filantrópico do país, é uma oportunidade de construção de propostas de soluções para o segmento”.

O CONGRESSO

O Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos será realizado, de 13 a 15 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Com o tema central “Setor Filantrópico: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”, o encontro tem como objetivo promover debates de interesse do setor filantrópico de saúde, em busca de atualizar conhecimentos e apresentar ferramentas adequadas para a melhoria da gestão e superação das crises do setor. Programação completa e inscrições pelo site do evento, em http://www.cmb.org.br/congresso.

Calendário

Ago 2019
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

envelope 
Assine o nosso informativo eletrônico:

Nome:   Email:   Empresa:   

Faça login em sua conta