telemedicina educasus 04A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), anuncia que, na próxima terça-feira, 12 de fevereiro, abrirá as inscrições para o primeiro curso de Pós-Graduação do Programa Telemedicina/Educasus. Trata-se do “Curso de Especialização em Gestão da Saúde”, destinado a profissionais de formação em nível superior, que atuam nas diversas áreas que compõem a gestão hospitalar, em cargos executivos ou em cargos de assessoria corporativa.

O curso tem como objetivo a capacitação profissional visando o entendimento e a compreensão dos sistemas de saúde, sua composição, suas interfaces e suas particularidades, de modo a promover uma formação sólida capaz de preparar o aluno para atuar como gestor de organizações de saúde. Serão ao todo 540 horas por turma, divididas em 32 horas presenciais - em São Paulo (SP) e, outra, em Salvador (BA) - e 508 horas à distância.

Lembrando que os cursos do Programa Telemedicina/Educasus são gratuitos e as vagas, limitadas (01 vaga por instituição), mediante inscrição prévia. Para o curso de Pós-graduação, documentos específicos serão necessários para a efetivação da matrícula, somente aqueles que tiverem suas inscrições confirmadas (lista dos documentos exigidos ao final da matéria).

Confira o conteúdo programático básico do curso:

Módulo A
Sistema, Mercado e Gestão em Saúde - é composto por quatro disciplinas cujo objetivo é apresentar o Sistema de Saúde Brasileiro, sua estrutura, funcionamento e as interfaces; destaca a importância do estudo da Epidemiologia como elemento norteador das políticas públicas de saúde, apresenta as organizações de saúde inseridas neste contexto e quais as ações necessárias para melhor adequação às mudanças observadas neste ambiente. E por fim, a disciplina Estudos Individuais/Grupo cujo objetivo é acompanhar a elaboração do TCC. A carga horária deste módulo é de 112 horas.

Módulo B
Indivíduos Processos e Qualidade - 
é composto por quatro disciplinas, as quais apresentarão desde a importância da gestão de pessoas no contexto das organizações de saúde, passando pelas principais abordagens e práticas da qualidade assistencial como diferencial no ambiente da saúde, seus benefícios e sua contribuição para uma assistência mais segura; até a hospitalidade e humanização como diferencial competitivo de inúmeros serviços de saúde. E por fim, mais uma etapa da disciplina Estudos Individuais/Grupo cujo objetivo é acompanhar a elaboração do TCC. A carga horária deste módulo é de 112 horas.

Módulo C
Gestão de Operações em Saúde -
 abordará os aspectos do relacionamento da organização com o mercado, as práticas voltadas para a identificação e fidelização do cliente da saúde; a função da tecnologia da informação permeando os processos e operações, a inovação em saúde e, as Finanças Corporativas, cujo conteúdo se propõe a apresentar a importância das análises e controles financeiros como forma de garantir a perenidade das organizações de saúde. E por fim, mais uma etapa da disciplina Estudos Individuais/Grupo cujo objetivo é acompanhar a elaboração do TCC. A carga horária deste módulo é de 112 horas.

Módulo D
Negócios em Saúde - 
a proposta deste módulo engloba entre outras a disciplina de Governança Corporativa e apresenta o modelo de gerenciamento das organizações, envolvendo os relacionamentos entre diretores, sócios, conselho administrativo, entidades de fiscalização e controle; inclui também disciplina que discute  aspectos legais e éticos, assim como questões ligadas ao empreendedorismo na área da saúde, tanto para a criação de novos serviços como para o aprimoramento dos já oferecidos. Insere também, a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica que, oferece ao aluno subsídios para o desenvolvimento de trabalhos de Investigação Científica. E por fim, mais uma etapa da disciplina Estudos Individuais/Grupo cujo objetivo é acompanhar a elaboração do TCC. A carga horária deste módulo é de 112 horas.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAR A MATRICULA (somente os que tiveram sua inscrição confirmada)
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de endereço
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento
- Cópia autenticada do diploma de graduação frente e verso
- Duas fotos 3x4- Requerimento de matricula preenchido e assinado
- Ficha de implantação lato sensu  

Estes documentos deverão ser encaminhados via correio, após a confirmação de inscrição, para:
Secretaria de pós graduação (Ref. Matricula na pós)R Raul Pompéia, 144Pompéia – São Paulo/ SPCEP 05025-010

Em breve, mais informações.
Comunicação | CMB


Leia também:

Publicidade

envelope 
Assine o nosso informativo eletrônico:

Nome:   Email:   Empresa:   

Faça login em sua conta