A Santa Casa de Jahu promoveu nos dias 26 e 29 de junho, um ciclo de palestras sobre Acidente Vascular Cerebral - AVC e Infarto Agudo do Miocárdio - IAM.

O evento foi destinado aos profissionais da saúde, e contou com a participação de médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e equipes do SAMU.

Com apoio do Laboratório Boehringer Ingelheim, o treinamento em AVC foi aberto pelo Neurologista Clínico da Santa Casa de Jahu Dr. Jonas Bernardes de Lima Filho e ministrado pelos palestrantes Dr. Rodrigo Bazan, Dr. Gabriel Pinheiro Módolo e Dr. Carlos Clayton de Macedo, do departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Já o segmento de Infarto Agudo do Miocárdio, contou com a presença do palestrante Dr. Plínio de Almeida Barros Neto, médico cardiologista dos Hospitais de Base e da Unimed de Bauru.

Os especialistas abordaram fatores de risco e emergência que demandam um precoce reconhecimento dos sinais de um AVC e IAM, com enfoque na importância de uma equipe dedicada ao pronto atendimento dos pacientes.

O AVC é uma doença de instalação súbita, e mata milhares de pacientes por ano no Brasil. Destaca-se por ter liderado o ranking de causa mortis no país até 2012, ocupando hoje a segunda posição entre as causas de óbitos dos brasileiros. As doenças coronarianas são responsáveis pela morte de 17,5 milhões de pessoas por ano.

Com sintomas bastante peculiares, o Infarto Agudo do Miocárdio necessita de atendimento rápido, e conta hoje com medicamentos eficientes para a desobstrução de artérias que causam a doença. Uma artéria bloqueada no coração pode causar o infarto, enquanto que o bloqueio do fluxo sanguíneo para o cérebro pode culminar em um AVC.

Dores no peito, irradiando para o braço esquerdo, costas e 4º molar, são indícios para o reconhecimento de um infarto, enquanto que fortes dores de cabeça, dormência de membros, dificuldades na fala, falta de coordenação motora e confusão mental, podem sinalizar um AVC.

Novas técnicas, medicamentos, equipamentos e softwares foram abordados, assim como as facilidades disponibilizadas pelo aplicativo JOIN, para celular, que permite a criação de redes fechadas de profissionais para discussão de casos e imagens de AVC. A Santa Casa de Jahu orgulha-se de estar entre os Centros participantes da Rede Regional de AVC juntamente com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu.

Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Jahu

Calendário

Jul 2017
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Publicidade

Assine nossa Newsletter

Email: Nome: Empresa:

Faça login em sua conta